Daniel Munduruku vence o Prêmio Jabuti 2025 com o livro infantil ” Estações”

Redação Planeta Amazônia

O escritor paraense Daniel Munduruku venceu o Prêmio Jabuti 2025 na categoria Livro Infantil com a obra Estações, ilustrada por Marilda Castanha e publicada pela Editora Moderna. O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (27), durante cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em versos delicados, Munduruku, uma das principais vozes da literatura indígena no Brasil, conduz o leitor por uma metáfora sobre as fases da vida, inspirada nas estações do ano. A primavera representa a infância; o verão, a juventude; o outono, a maturidade; e o inverno, a velhice — momento de introspecção e sabedoria.

foto: Divulgação

Pertencente ao povo Munduruku e autor de mais de 60 livros, o escritor soma agora dois prêmios Jabuti na carreira. As ilustrações de Marilda Castanha, artista reconhecida no Brasil e no exterior, ampliam a experiência sensorial e poética da narrativa.

A Editora Moderna, responsável pela publicação, acumula prêmios consecutivos no Jabuti. Em 2024, a editora venceu com Cabo de Guerra, de Ilan Brenman e Guilherme Karsten, nas categorias Livro Infantil e Ilustração, e com Apytama – Floresta de Histórias, organizada por Kaká Werá, que conquistou o prêmio de Livro Juvenil.

Com a nova conquista, a Moderna reafirma seu papel de destaque na literatura infantojuvenil, valorizando autores indígenas e promovendo obras que refletem a diversidade cultural e emocional da infância e juventude brasileiras.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas