Educação Municipal realiza formação para Coordenadores Pedagógicos das Escolas de Ensino Fundamental

Redação Planeta Amazônia

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou nessa quarta-feira (12), a segunda formação para coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental, conforme previsto no calendário letivo de 2024.

A formação tem como objetivo dar suporte pedagógico para que os coordenadores possam auxiliar os professores nas mais diversas metodologias e garantir melhor qualidade de ensino aos alunos.

O encontro abordou ainda a temática de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e a Temática Étnico Racial ambas baseadas nas Leis nº 11.645/08 e 14.164/21 que alteram a LDB, em conformidade com o Currículo Único do Acre. A formação foi realizada pelo Núcleo de Temas Integradores da Seme.

“Hoje nós nos encontramos aqui com os coordenadores pedagógicos do ensino fundamental discutindo e refletindo a prevenção da violência contra a mulher. Isso para que essa temática chegue lá na sala de aula, de forma lúdica, prazerosa, que provoque também mudanças de comportamento tanto naquela comunidade escolar como também nas nossas crianças”, enfatizou Euna Lima, assessora pedagógica da Seme.

A formação tem como objetivo dar suporte pedagógico para que os coordenadores possam auxiliar os professores nas mais diversas metodologias e garantir melhor qualidade de ensino aos alunosfoto: Josefran Freitas_Assecom

Hélio Guedes, gerente do Departamento de Ensino Fundamental da Seme, destacou que a secretaria tem um programa de formação continuada que reflete na qualidade do ensino prestado nas escolas.

“Nós sabemos que hoje a educação enfrenta grandes desafios e para melhorar a aprendizagem dos alunos nós temos que juntar os esforços. Com a equipe de assessoramento pedagógico, os coordenadores pedagógicos e os gestores, ajudando o professor na sala de aula a desenvolver atividades que venham realmente contribuir para a melhoria da qualidade do ensino das nossas crianças”, disse Hélio.

A coordenadora pedagógica da Escola Francisco Oiticica, Vilmara Lima, falou sobre a importância do encontro e da troca de experiencias durante a formação.

“A questão da formação continuada é importantíssima. Quando juntamos coordenadores pedagógicos debatendo a formação sobre temas como étnico racial, questão de gêneros, isso é importantíssimo para a gente poder trabalhar com nossos alunos. Quando a gente fala sobre a questão de gênero, quando a gente fala da mulher enquanto respeito, é fundamental a gente ter essa formação para saber lidar com esse assunto dentro da escola com alunos de primeiro ao quinto ano, como trabalhar, como abordar da melhor maneira para que as crianças entendam e tenham consciência do respeito entre homens e mulheres na questão da igualdade.”

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas