Redação Planeta Amazônia
Um dia inteiro de debates sobre os desafios e oportunidades para o Brasil no enfrentamento das mudanças climáticas e à frente da presidência da COP30: esse é o objetivo do WWF-Brasil e organizações parceiras ao reunir lideranças nacionais e internacionais no próximo dia 20 (quarta-feira) em seu estande na conferência climática de Baku.
Os eventos serão realizados entre 9h e 19h (hora local) no Pavilhão do WWF na COP29, localizado no pavilhão G28 na zona azul. Todos os eventos serão transmitidos online pelo canal do WWF sobre clima e energia: https://www.youtube.com/user/WWFClimate
Os temas abordados incluem o financiamento dos compromissos nacionalmente determinados (NDC) e da preservação das florestas, a transição dos combustíveis fósseis, o papel do Brasil no debate sobre as Metas Globais de Adaptação e a rota para Belém, além da participação da sociedade civil na construção da COP30, entre outros.
“Como presidente da próxima conferência climática e membro da Troika que assumiu o compromisso de manter viva a meta de 1,5ºC, o Brasil tem um papel histórico a cumprir”, destaca Alexandre Prado, líder de mudanças climáticas do WWF-Brasil e um dos organizadores da programação. “A COP30 marca o início da segunda metade da década na qual precisamos de reduções drásticas nas emissões. É o ano no qual todos os países são chamados a elevar sua ambição climática. Todos nós da sociedade civil, e também governos e empresas, precisamos nos preparar para este desafio, que é também uma oportunidade para colocar o Brasil na liderança da nova economia mundial, que é a economia livre de carbono”, explica.
“A programação também foi pensada para debater o papel da sociedade civil no âmbito do regime climático internacional. Embora tenha havido esforços nos últimos anos para impulsionar a participação das organizações sociais, ainda há muito descontentamento em relação à capacidade de influência desses grupos no processo das COPs. Por isso, pensando a jornada para a COP 30 (e além), queremos debater oportunidades e desafios para que a voz das sociedades possa ser ouvida. Do nosso ponto de vista, quanto mais inclusiva for a COP melhores resultados serão produzidos. E esse pode ser um legado importante da presidência brasileira”, afirma Tatiana Oliveira, especialista de políticas públicas do WWF-Brasil.
A seguir, mais informações sobre a programação do dia 20 de novembro durante a COP29, em Baku, no Azerbaijão.
Financiando NDCs: do planejamento à implementação
Horário: 9-10h (UTC+4)
Local: Pavilhão WWF (G28) / Zona Azul
O papel do Brasil no debate sobre as Metas Globais de Adaptação e a Nova Geração de NDCs Ambiciosas
Horário: 10h30-11h30 (UTC+4)
Local: Pavilhão WWF (G28) / Zona Azul
Floresta e Financiamento: explorando sinergias entre o TFFF, a FCLP e a Coalizão das 3 Bacias
Horário: 12h-13h (UTC+4)
Local: Pavilhão WWF (G28)/ Zona Azul
Na rota para Belém: integrando Ação Climática, Sistemas Alimentares e Biodiversidade
Horário: 13h30-14h30 (UTC+4)
Local: Pavilhão WWF (G28)/ Zona Azul
Engajamento da sociedade civil na UNFCCC: caminho para a COP30 e depois
Horário: 15-16h (UTC+4)
Local: Pavilhão WWF (G28)/ Zona Azul
Transição de combustíveis fósseis nas NDCs do México, Colômbia, Brasil, África do Sul e Noruega
Horário: 16h30-17h30 (UTC+4)
Local: Pavilhão WWF (G28) / Zona Azul
Brasil e desinformação climática: desafios e soluções para um diálogo global até a COP30
Horário: 18-19h (UTC+4)
Local: Pavilhão WWF (G28)/ Zona Azul