Emater viabiliza acesso ao crédito rural para extrativistas de castanha-do-pará em Almeirim no Pará

Por Redação Planeta Amazônia

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) garantiu o acesso ao crédito rural para 45 famílias de extrativistas de castanha-do-pará no município de Almeirim, no Baixo Amazonas, por meio de atendimentos realizados no Projeto Estadual de Assentamento Agroextrativista (Peax) Floresta Viva.

A ação envolveu a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento essencial para que os produtores possam acessar linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com a regularização, os contratos individuais podem ultrapassar R$ 50 mil, viabilizando o custeio da safra e reduzindo a dependência histórica de atravessadores.

Segundo a Emater, a política pública permite que os extrativistas financiem diretamente suas atividades, ampliem a capacidade de comercialização e invistam em melhorias no processo de coleta e escoamento da produção.

O chefe do escritório local da Emater em Almeirim, Elinaldo Silva, explicou que o crédito traz autonomia aos produtores. Ele afirmou que a nova condição possibilita que as famílias patrocinem sua própria produção, invistam na limpeza das áreas de coleta e organizem melhor a logística.

Além da castanha-do-pará, a Emater identificou potencial de expansão para outras cadeias produtivas na região, como o cultivo de açaí e cacau, ampliando alternativas de renda para as comunidades.

Parceria institucional

A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Almeirim e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Segundo a Emater, o trabalho conjunto inclui acompanhamento técnico em todas as etapas das cadeias produtivas, respeitando a organização social dos assentados e promovendo inclusão produtiva.

O atendimento no assentamento Floresta Viva integra ainda as ações do governo estadual para fortalecer a economia florestal e a agricultura familiar, política que ganhou destaque durante a COP30, realizada em Belém, em novembro de 2025.

Para a presidente da associação local Asmipps, Dilva Maria Araújo, a atuação da Emater amplia o acesso às políticas públicas e fortalece a renda das famílias. Ela destacou que o CAF permite acesso a programas como o Minha Casa, Minha Vida Rural, além da participação em mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas