Da redação do Planeta Amazônia
Para facilitar a devolução e a destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, a Prefeitura de Boa Vista iniciou o recolhimento desses materiais em quatro pontos itinerantes na zona rural do município. A ação que é feita anualmente segue até a esta sexta-feira, 28.
O primeiro ponto de recolhimento foi na manh da quarta-feira,26, no entroncamento da vicinal 7, estrada do Taiano, que fica no Pólo 1 do PA Nova Amazônia. Já pelo horário da tarde, os produtores puderam entregar os materiais na área coletiva da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Regime Familiar (ASSTRF), que fica na Vicinal 1 do PA Nova Amazônia 1
De acordo o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, a coleta facilita para que o agricultor não tenha que se deslocar até a cidade. “Nosso objetivo é evitar também a contaminação do lençol freático, cursos de água, animais e até moradores com resíduos destas embalagens”, disse o secretário.
Para onde vai?
As embalagens recolhidas são levadas para fazer a destinação adequada de reciclagem ou incineração com parceiros em determinadas regiões do país.
“A partir do momento em que o produtor faz a compra do produto, ele tem o prazo de um ano para fazer a devolução das embalagens previsto em legislação federal e caso não cumpra, é passível de penalidades que são feitas pelos órgãos de fiscalização ambiental”, destacou supervisora do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – Inpev, Edilene Araújo.
Foto: Secom/PMBV