Embratur e Sebrae promovem famtour com operadores alemães para fortalecer o turismo na Amazônia

Redação Planeta Amazônia

A Embratur, em parceria com o Sebrae, realiza, até esta sexta-feira (24), o Famtour Experience Brasil, em Alter do Chão (PA). Com o objetivo de fortalecer a comercialização de roteiros de ecoturismo e de base comunitária no mercado internacional, a iniciativa traz ao país, oito operadores de turismo da Alemanha para uma imersão em um dos destinos mais exuberantes da Amazônia.
 

A meta é diversificar a oferta de destinos brasileiros no portfólio das agências, proporcionando um conhecimento aprofundado sobre as experiências autênticas que o Pará oferece. Durante oito dias de programação, os participantes terão contato direto com a rede de parceiros locais, incluindo hotéis, guias e comunidades ribeirinhas, fomentando novas oportunidades de negócios e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo na região.
 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação contribui para posicionar o Brasil como um líder global em ecoturismo. “Levar operadores a diversos municípios do Pará é mostrar na prática o nosso compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento das comunidades locais. Queremos que eles voltem para seus países como embaixadores do nosso turismo, prontos para vender experiências únicas, seguras e de impacto positivo”, afirma.
 

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, o mundo não aceita mais relações comerciais com economias que agridem o meio ambiente. “A sustentabilidade, a inovação e a inclusão são conceitos que não têm mais volta. O Sebrae trabalha esses conceitos nos pequenos negócios, pois, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo; desse total, 97,4% são microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. E neste momento em que o mundo se volta para a COP 30, precisamos atuar junto ao segmento para que as práticas de respeito ao meio ambiente também estejam presentes e sendo adotadas pelos empreendedores e empreendedoras brasileiros. Isso representa respeito e cidadania”, afirma.
 

Já a Secretaria de Turismo do Pará, enfatiza a importância desta ação que busca gerar renda e desenvolvimento local. “O turismo de base comunitária ajuda a manter a floresta em pé, reduz as emissões de carbono e fortalece a identidade dos nossos povos tradicionais que poderão assim transmitir todas suas práticas, cultura, saberes e promover os produtos da bioeconomia. É um fomento ao protagonismo das comunidades. A Setur tem ações de estruturação, qualificação e promoção de roteiros de vivência em municípios paraenses para que eles estejam prontos para o mercado”, pontuou o secretário de Turismo, Eduardo Costa.
 

Imersão

Durante o famtour, as experiências do Feel Brasil serão apresentadas para os operadores internacionais. O Feel Brasil é um projeto da Embratur em parceria com Sebrae que visa promover experiências turísticas autênticas e sustentáveis no país, com foco em pequenos negócios e comunidades locais. A iniciativa busca apresentar um Brasil diverso com vivências que valorizam a identidade nacional, a cultura, a natureza e a gastronomia.
 

Entre os destinos do programa, estão uma trilha de ecoturismo na Floresta Nacional do Tapajós e a participação no ritual da Piracaia, um tradicional luau amazônico com peixe assado na brasa à beira do rio. Além dessas, os operadores terão experiências culturais apresentação de Carimbó no Centro de Referência Mestre Chico Malta Arão. A programação conta ainda com passeios fluviais com Navegação pelo Lago Maicá, Canal do Jari e Lago Negro, explorando a fauna e flora aquática.
 

O grupo participará também de um Encontro de Relacionamento Experience Brasil, onde os operadores europeus se conectarão com o trade turístico local em rodadas de negócios, facilitando a criação de pacotes e parcerias comerciais. As atividades acontecerão em Santarém, Alter do Chão e Belterra.
 

Mercados

O Pará é o estado que sediará a COP 30, o que reforça o posicionamento do Brasil como um destino alinhado às pautas globais de sustentabilidade. A escolha do mercado alemão, é estratégico. A Alemanha, por exemplo, é o maior emissor de turistas da Europa e o oitavo para o Brasil, com um perfil de viajante que busca cada vez mais destinos sustentáveis, autênticos e com forte conexão com a natureza.
 

Para se ter uma ideia, entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil recebeu 146.370 turistas alemães, número que representa um crescimento de 16,6% em relação ao mesmo período de 2024.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas