Redação Planeta Amazônia
As Escolas de Samba do Grupo Especial do carnaval amazonense seguem com os ensaios técnicos para fazer os ajustes finais dos desfiles que ocorrerão neste sábado,03, dentro da programação do Carnaval na Floresta. Os ensaios acontecem no Sambódromo de Manaus, a partir das 21h.
Os ensaios técnicos reúnem integrantes das escolas, bateria, ala das baianas, alas sincronizadas, passistas, mestres-salas e porta-bandeiras, brincantes, diretores de alas, diretores de harmonia, além dos torcedores das escolas de samba, que fazem questão de acompanhar os últimos ajustes de sua escola de coração para o desfile.
Trata-se de uma oportunidade para as agremiações afinarem detalhes técnicos de seus desfiles e fazerem uma prévia, ainda sem as fantasias definitivas e alegorias, de suas apresentações na Passarela do Samba.
O Desfile das Escolas de Samba é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e faz parte dos festejos oficiais de Momo, que este ano trazem mais uma vez a temática “Carnaval na Floresta”, com diversidade e representação do povo amazonense.
Para o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o Carnaval é um período que movimenta a economia, desde os preparativos e ensaios até a apresentação oficial. A temporada movimenta, portanto, grande parte da cadeia produtiva da cultura local.
“O Carnaval é uma manifestação artística que representa a nossa cultura e vai muito além de uma festividade, movimenta a economia desde os preparativos, ensaios das escolas, até a apresentação oficial, pois o público prestigia o ensaio, se diverte e consome mais produtos e serviços”, diz Marcos Apolo.