Redação Planeta Amazônia
A abundância de rios nos estados da Amazônia não representa apenas a riqueza ambiental dessa região, mas também, um potencial econômico e sustentável. Uma das atividades que se destaca é a prática da pesca esportiva que teve, no último fim de semana, um dos maiores eventos do setor, a Pesca Trade Show, a maior feira de pesca esportiva da América Latina.
Os estados do Tocantins e de Rondônia, marcaram presença no evento e fizeram bonito, ambos com stands próprios para promoverem as potencialidades turísticas focadas no segmento da pesca esportiva.
O Tocantins esteve presente por meio da Secretaria do Turismo. O espaço dedicado ao estado atraiu a atenção de diversas personalidades do mundo da pesca como o renomado pescador, Nelson Nakamura, o experiente Lester Scalon e até mesmo o aventureiro Richard Rasmussen.
Para Jocélia Costa, Secretária Executiva da Setur, a presença do Tocantins na Pesca Trade Show representa um marco histórico. “Estamos muito satisfeitos em participar deste evento tão importante para o setor da pesca esportiva. Nosso objetivo é mostrar ao público todas as belezas naturais e as excelentes opções de pesca que o Tocantins oferece”, resumiu.
Lester Scalon, conhecido nacionalmente por suas habilidades na pesca esportiva, elogiou a iniciativa do Estado em marcar presença na feira. “O Estado do Tocantins é um dos principais estados em potencial de pesca esportiva do nosso país. Olhem com carinho, cuidem com carinho desse Estado, nós temos o rio Araguaia, o Tocantins, uma série de outros rios, um tesouro que é a Ilha do Bananal, enfim, o Tocantins na pesca esportiva é uma referência nesse país.”
Com uma participação marcante no evento, o Governo do Tocantins, através da Secretaria do Turismo, validou o seu compromisso de desenvolver ainda mais o turismo de pesca no Estado como destino de excelência para os amantes do pesque e solte, consolidando-se como um dos principais destinos do segmento no Brasil.
Rondônia também teve um stand para divulgação das iniciativas voltadas para a pesca esportiva no estado.
Para o titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, a visibilidade do turismo de pesca no estado tem ganhado proporção a partir do trabalho em conjunto com órgãos como o Sebrae, Fecomércio, Associações de pesca e empresários ligados ao setor. “Participar de eventos como esse, proporciona um leque de oportunidades e permite a troca de experiências incríveis com apreciadores da pesca esportiva de diversas regiões do país”, destacou.
O Trade Show já divulgou alguns eventos que estão previstos para acontecer em Rondônia, ainda em 2024, como o Circuito Estadual de Pesca que será realizado no município de Pimenteiras do Oeste e nos distritos de Jaci-Paraná e Porto Rolim.
Rondônia oferece uma variedade de rios para os entusiastas da pesca esportiva. O rio Madeira, por exemplo, abriga mais de 800 espécies de peixes, que migram para os rios Jaci, Mutum Paraná e Jamari.
Característica marcante na região, o rio Guaporé também é uma das opções onde a diversidade de peixes é abundante. Municípios como Pimenteiras do Oeste, Cabixi, Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Alta Floresta D’Oeste, do mesmo modo, são atrativos para o segmento esportivo, oferecendo segurança e comodidade em pousadas, barcos-hotéis, lanchas de pesca e condutores locais, para receber turistas nacionais e internacionais.