Estudo da ApexBrasil destaca potencial exportador e de investimentos do Amazonas

Redação Planeta Amazônia

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou o estudo Oportunidades de Exportação e Investimentos – Amazonas, dentro do ciclo dos Estudos Estaduais que apoia as unidades federativas na promoção de exportações e na atração de investimentos estrangeiros.

O levantamento evidencia o papel estratégico do Amazonas no comércio internacional. Em 2024, o estado consolidou-se como o quarto maior exportador da região Norte, com US$ 970,4 milhões em vendas externas. A indústria de transformação lidera a pauta exportadora, respondendo por 95% do total, seguida pela agropecuária, com 2,2%.

Entre os principais produtos exportados estão preparações alimentícias (20,5%), ouro (16%), motocicletas e bicicletas motorizadas (13,2%), petróleo (11,7%) e ferro-gusa (10,9%). Manaus concentra 86,1% das exportações do estado. Os principais destinos são Alemanha, China, Estados Unidos, Bolívia e Argentina.

Oportunidades de exportação

O estudo identificou 2.821 oportunidades de exportação de produtos amazonenses em 95 setores, com destaque para madeiras, açúcares e melaços, óleos essenciais, matérias de perfume e sabor, além de suprimentos de escritório e papelaria. Os mercados mais promissores estão na América do Sul — Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai e Bolívia — além de Guatemala e Estados Unidos.

A ApexBrasil aponta ainda setores com estrutura produtiva local, mas baixa inserção internacional, como construção de embarcações, fabricação de resinas e de equipamentos de iluminação, que possuem potencial para geração de emprego e renda. O estudo também destaca o fortalecimento das relações comerciais com Alemanha e China e a diversificação da pauta exportadora em segmentos industriais de maior valor agregado.

Investimentos estrangeiros

Entre 2019 e 2024, o Amazonas recebeu anúncios de investimentos que somam US$ 632,5 milhões, com destaque para os setores de software, máquinas industriais, equipamentos elétricos e eletrônicos e fabricação de transportes. Os principais países investidores foram Estados Unidos, Canadá, Índia e Coreia do Sul.

Estudos Estaduais

Os Estudos Estaduais da ApexBrasil oferecem um panorama econômico de cada unidade da federação, abordando comércio exterior, potenciais de exportação e oportunidades de atração de investimentos diretos estrangeiros (IED). Em 2025, já foram lançados os estudos dos estados do Ceará, Maranhão, Alagoas, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Amapá, Rio Grande do Sul e, agora, do Amazonas.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas