Redação Planeta Amazônia
Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está sendo realizada em Itacoatiara a 5ª edição da “Exposição de Solos, Rochas e Minerais da Amazônia Ocidental”. O evento acontece até o dia 13 de novembro, no Museu de Solos da Amazônia (Musoam), localizado no Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (Cesit/UEA), e busca aproximar a população do conhecimento científico sobre os recursos naturais da região.
A iniciativa integra o edital nº 003/2025 do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I) e tem como foco popularizar a Ciência do Solo por meio de experiências práticas, oficinas temáticas, palestras e visitas guiadas voltadas a estudantes, professores, técnicos e ao público em geral.

O coordenador do evento e doutor em Ciência do Solo pela UEA, Luís Antônio Coutrim dos Santos, explica que o destaque desta edição é a ampliação do escopo para toda a Amazônia Ocidental, com atividades interativas que aproximam o público da realidade dos solos, rochas e minerais da região. “Essa edição aprofunda a interação direta com a Ciência do Solo, promovendo a compreensão de como os solos se formam e de sua importância para os ecossistemas”, afirmou.
Para compor a mostra, foram coletados monólitos — perfis de solos preservados sem interferência humana — nos municípios de Iranduba e Manaus. O material permite observar, de forma realista, características como cor, textura, porosidade, granulometria e capacidade de retenção de água.

Coutrim destacou ainda o papel essencial da Fapeam para a realização do evento. “O apoio tem sido fundamental para divulgar o conhecimento científico e valorizar as pesquisas desenvolvidas na região, incentivando estudantes e a comunidade a conhecer mais sobre os recursos naturais da Amazônia”, ressaltou.
O POP CT&I tem como objetivo democratizar o acesso à ciência e fomentar ações que aproximem o público da pesquisa científica, especialmente no interior do Estado. Por meio do programa, a Fapeam fortalece a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e consolida a política pública de incentivo à inovação no Amazonas.

