Redação Planeta Amazônia
A gerente de eventos nova-iorquina Denise Haywood esteve no Amazonas pela primeira vez e se surpreendeu com a grandiosidade cultural do 58º Festival de Parintins, realizado entre os dias 27 e 29 de junho. “Já viajei pelo mundo, mas nunca tive uma experiência igual a esta. É incrível”, declarou Haywood, classificando o evento como “transformador” e imperdível.
A viagem foi possível graças a um sorteio promovido pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com a Azul Linhas Aéreas e o trade turístico, durante o lançamento da Galeria Visit Brasil – Amazônia, realizado em setembro de 2024, em Nova York, com apoio da Embratur.
Durante a última noite de apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, Haywood acompanhou o espetáculo diretamente do camarote institucional da Amazonastur no Bumbódromo e se emocionou com a energia da festa. “As pessoas, a dança, as cores, tudo é emocionante. Venha para o Amazonas. É muito mais do que floresta”, afirmou.

A diretora de Marketing da Amazonastur, Ana Claudia Rego, destacou a relevância da presença internacional no evento. “Recebemos convidados de várias partes do Brasil e do mundo. Esse intercâmbio é parte da estratégia do Governo do Amazonas para promover o turismo e a cultura local. O aumento do fluxo turístico gera renda e desenvolvimento para a nossa população.”
Reconhecido como o maior festival a céu aberto do mundo, o Festival de Parintins atraiu mais de 120 mil turistas à Ilha Tupinambarana (a 369 km de Manaus), fortalecendo o turismo e a valorização das tradições regionais.

Turismo em destaque
Durante o evento, a Amazonastur inaugurou a 5ª edição do Espaço do Turismo, no Turistódromo, em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo. O local ofereceu atendimento ao visitante, roteiros interativos pelo “Amazonas To Go”, entrega do Passaporte Parintins, brindes, cabine fotográfica e experiências instagramáveis.
Outro atrativo foi a Praça Gastronômica, que integrou o Panavueiro Fest, oferecendo pratos típicos, doces e apresentações musicais, além da transmissão ao vivo dos espetáculos dos bois-bumbás em telões.