Redação Planeta Amazônia
Durante o Festival de Verão de Maués, que acontece de 4 a 6 de setembro no município de Maués (a 276 km de Manaus), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realiza ações de educação ambiental voltadas ao manejo correto de resíduos e à preservação de áreas naturais. A iniciativa atende à recomendação da Promotoria de Justiça de Maués, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
Técnicos do Ipaam estão no local para orientar comerciantes, banhistas e turistas sobre descarte adequado de resíduos e práticas sustentáveis. “A proposta é conscientizar os moradores e visitantes. Eles precisam estar devidamente orientados sobre como proceder”, afirmou o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço.
O secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Maués (Sedema), Lázaro Júnior, informou que lixeiras serão instaladas em pontos estratégicos do festival. “Nosso objetivo é garantir que este evento ocorra de forma sustentável e responsável. Estaremos orientando sobre as áreas de preservação e destacando a importância de proteger nossos ecossistemas e a biodiversidade local”, disse.
Além das ações educativas sobre resíduos, a equipe da Gerência de Educação Ambiental (GEAM) do Ipaam também participa do lançamento da campanha de redução de focos de queimadas em Maués. A iniciativa reforça a importância de práticas preventivas e do engajamento da população na proteção ambiental.