Em sua 2ª edição, o Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia – FIINSA, realizado em Manaus-AM, este ano, reuniu 570 pessoas, dentre elas estavam 134 painelistas, empreendedores, investidores, organizações da sociedade civil, lideranças indígenas e outros atuantes no desenvolvimento de uma economia mais sustentável que priorize a preservação da floresta da região.
O festival teve o objetivo de promover o debate sobre soluções para a Amazônia na própria região. Como o FIINSA acontece geralmente nas regiões sudestes do país, este ano, o evento proporcionou conexões com a diversidade amazônica e suas particularidades. O publico presente era 58% vindos de Manaus, seguido por cerca de 13% de São Paulo, mas havia pessoas de outros lugares, como Belém, Rio Branco, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis e Piracicaba.
Mais de 570 pessoas se reuniram na capital amazonense para a segunda edição do festival. Foto: Rodrigo Duarte
“O FIINSA já se consolida como o maior ponto de encontro de empreendedores e investidores, organizações de suporte como incubadoras, aceleradoras, universidades, ONGs e até mesmo órgãos de governo e organizações de fomento para discutir os desafios e as oportunidades para o fortalecimento do ecossistema de negócios da região. O papel do Festival é justamente esse, de traçar os caminhos, o mapa para a consolidação desse cenário”, disse Juliana Teles, do Impact Hub Manaus.
O evento que trata do desenvolvimento e preservação das florestas amazônicas, tem sua próxima edição prevista para 2024 e deverá ter o mesmo espírito: conectar toda essa diversidade de atores que pensam, fomentam e agem para colocar em marcha um desenvolvimento mais sustentável para região.