Da redação do Planeta Amazônia
Valorizar a cultura amazônica e o trabalho de fazedoras e fazedores de cultura da região está entre os principais objetivos do Festival Jambu Live. Este ano, pela primeira vez, o festival ocorre de maneira presencial, garantindo uma opção gratuita de entretenimento e acesso à cultura para quem mora em Belém. A terceira edição do festival tem programação até o próximo domingo (20), terá mais de 20 atrações, entre bandas, DJs e espetáculos cênicos. A programação também será transmitida na internet.
“O festival é esse espaço de visibilidade. Temos muitos artistas aqui, no estado, que, às vezes, as pessoas não conhecem. E é sempre uma surpresa muito boa conhecer tantos talentos e tenho certeza de que quem vier vai sair daqui encantado”, afirma Regina Lima, professora da Universidade Federal do Pará e coordenadora do projeto de extensão que realiza o festival.
A edição deste ano traz como tema “A Amazônia é arte viva”, e a pluralidade cultural da região é um dos pontos principais da programação. Nos dias 19 e 20, o festival tem programação na Fundação Cultural do Pará, antigo Centur, numa parceria inédita com o Festival Amazônia FIDOC. Todos os dias do festival serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube do Jambu Live.
Aposta Jambu – Desde a sua primeira edição, em 2020, o Festival Jambu Live busca ser um espaço de ampliação da visibilidade do trabalho de fazedores e fazedoras de cultura da música e das artes cênicas da região amazônica. Em 2020, a Aposta Jambu levou ao palco do festival, que foi transmitido ao vivo, os cantores João Daibes e Renan Andrade, que tiveram a oportunidade de apresentar suas canções e participar de um festival com outros grandes nomes da música.