Glocal Amazônia colocará Manaus no centro do debate ambiental

Redação Planeta Amazônia

A segunda edição da Glocal Amazônia já se aproxima: o evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de agosto, em Manaus (AM). Após uma primeira edição de sucesso, o festival volta à capital do Amazonas em três dias de debates, arte, música, oficinas e diversas atrações.

O evento irá se espalhar por três locais no coração de Manaus: no Contemporâneo Eventos, onde ficará o Palco Glocal, com paineis e debates; no Palácio da Justiça acontecem as oficinas e workshops do Glocal Lab e a TecnoGlocal; e o Largo de São Sebastião recebe o Palco Glow, onde acontecerão shows e intervenções artísticas.

Será o momento de colocar a Amazônia no centro do debate ambiental e trazer as potências locais para dialogarem sobre suas necessidades e soluções para as questões mais essenciais do território, com a contribuição de nomes nacionais e internacionais.

Para dar continuidade ao legado da edição anterior, a Glocal Amazônia conta com as premissas de ser um evento gratuito, que gere um baixo volume de resíduos, use materiais sustentáveis, conte com 70% de palestrantes locais e 80% da equipe local, além de fornecedores locais, curadoria focada em temas da Amazônia, e que seja um evento diverso e plural. 

“A Glocal é uma plataforma de ideias, ações e conexões, criada pela Dream Factory, que tem como principal meta acelerar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A Glocal Amazônia abrange os principais assuntos que permeiam o estado do Amazonas e, a cada ano, melhoramos o nível destas discussões que são tão importantes para o nosso futuro. Esperamos impactar as pessoas de forma positiva durante os três dias de evento, trazendo informações relevantes e entretenimento”, explica Malu Sevieri, Head de Glocal, na Dream Factory, lembrando que a primeira edição da Glocal Amazônia mobilizou 22 mil pessoas, contou com 137 palestrantes, 55 horas de oficinas e workshops, gerou mais de 160 postos de trabalho e se estabeleceu como um evento carbono neutro e lixo zero.

Já Rodrigo Baggio, diretor de conteúdo e relações institucionais da Glocal, afirma que em 2024 o objetivo é expandir tanto o impacto quanto a capilaridade do projeto. “Queremos alcançar ainda mais resultados positivos com esta nova edição do evento, conectando diferentes ativistas, regiões, desejos e povos da Amazônia no debate tão necessário sobre os ODSs, a partir do ponto de vista específico de quem vive na região, com vistas a dar subsídios à formulação de políticas públicas bem embasadas”, diz Baggio.

Debates

O evento se propõe a abordar uma extensa lista de macrotemas, que vão desde assuntos gerais como educação, saúde e segurança, até mais específicos, como “Brasil no centro das discussões: COP Amazônia e G20”, “Queimadas e estiagem”, “Amazonas 2030”, “Bioeconomia”, e “Desbloqueando a economia social: inovação sistêmica e negócios de impacto”, “Turismo Sustentável”, “Conectividade”, entre outros. 

O Palco Glocal, no Contemporâneo Eventos, será o espaço de painéis, onde acontecerão debates com participantes de grande relevância nas temáticas abordadas.. Um exemplo será o debate “Amazônia em chamas: combatendo queimadas e estiagem”, um dos assuntos mais urgentes e importantes para o povo amazônida.

O evento também promoverá oficinas para abordar temas como reaproveitamento, moda, saúde, alimentação, tecnologia, música, ancestralidade, cultura e meio ambiente. Dentre os workshops previstos estão o “Ecofeminismo Negro”, promovido pelo Movimento Dandara, e o “Dicionário do Climão: o básico indispensável da sustentabilidade”, além das oficinas artísticas de moda, cinema e artesanato. Ainda no Palácio também haverá a TecnoGlocal, com atrações de tecnologia imersiva em games e filmes em realidade virtual ou aumentada.

“Ter a realização, pelo segundo ano, do Glocal Amazônia, que reúne especialistas em meio ambiente e sustentabilidade nacionais e estrangeiros, aqui em Manaus é fundamental para que, cada vez mais, sejamos vistos compreendidos. Quero reforçar a nossa felicidade em sermos palco de discussões tão importantes para o futuro das populações amazônidas e da floresta. Não tenho dúvidas que, mais uma vez, o evento será um sucesso e uma importante contribuição para a preservação ambiental de um dos ecossistemas mais importantes do mundo”, afirma Wilson Lima, governador do Amazonas. 

Um dos paineis do evento terá como tema “A importância da Comunicação de Massa na promoção da sustentabilidade”. Participarão grandes personalidades da Rede Amazônica e da TV Globo, dialogando sobre a importância das mídias de massa na preservação e desenvolvimento da região Norte.  Uma convidada especial será Isabelle Nogueira, dançarina do Boi Garantido no importante destaque de Cunhã-poranga, finalista do BBB 24, e uma relevante voz da Amazônia no Brasil atualmente. 

A programação da Glocal Amazônia também prevê teatro, dança, yoga e meditação, batalha de rimas, músicos locais, jogos educativos, cortejo de artistas circenses, slam de poesia, pintura no rosto, gastronomia, grafite, cinema, realidade virtual, recreação e Feira Glocal, com produtores e artesãos locais. Grandes nomes da música nacional estão sendo cotados para se apresentarem no evento e nos próximos dias , o line up completo estará disponível nos canais digitais do projeto. Durante o evento, haverá, ainda, a Remada Ambiental Glocal que vai recolher resíduos sólidos da Bacia do Rio Tarumã. 

O evento promoverá também, ações em algumas comunidades de Manaus, como hortas coletivas, oficinas artísticas e plantio de mudas em áreas ribeirinhas com o objetivo de levar as soluções do projeto para toda cidade. A programação completa pode ser acessada no site da Glocal –  www.glocalexperience.com.br. 

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas