Redação Planeta Amazônia
O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou durante a abertura do 1º Fórum Indígena Sobre Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais do Estado nesta terça-feira, 4, a criação da Secretaria Extraordinária Indígena, que terá como titular a atual assessora Especial Indígena, Francisca Arara.
Para Gladson, o governo deve olhar para aqueles que sempre foram protetores da floresta. “É nesse sentido que valorizamos todas as etnias indígenas que vivem no Acre”, destacou.
A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, parabenizou a nova secretária Extraordinária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, e enfatizou o trabalho em conjunto que será feito. “Gostaria de parabenizar a Francisca por estar assumindo a Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas. Conheço seu trabalho desde 2019, já atuamos em conjunto em alguns momentos, e sei que ela pode somar muito ao Estado”, ressaltou Julie.
Francisca Arara reconhece o apoio do Estado. ” Eu quero agradecer ao governador Gladson Cameli pela sensibilidade em dialogar com os povos indígenas e apoiar essa causa tão importante para o Acre e para o Brasil”, declarou.
1º Fórum Indígena
O 1º Fórum Indígena é uma realização do governo do Estado, por meio do Gabinete do Governador (Gabgov), Assessoria Especial Indígena e Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), e está sendo realizado de 4 a 7 de julho, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.
O objetivo do evento é de promover a conscientização da inclusão dos povos indígenas nas discussões sobre as mudanças climáticas, acesso ao mercado de carbono e troca de informações referente aos impactos dos eventos extremos na economia, sociedade e nos recursos naturais do Acre.
Durante o Fórum, Gladson falou sobre a importância de gerar emprego e renda preservando as florestas. “Temos a possibilidade de realizarmos projetos eficientes de venda de créditos de carbono, teremos um desenho de uma economia sustentável para o Acre, e eu acredito nessa possibilidade”, destacou Cameli.
Representando o Ministério de Povos Indígenas no evento, Eunice Kerexua, exaltou as políticas de proteção ambiental do Acre. “Estou muito feliz de estar aqui nesse Fórum, sonhamos muito com esse momento. Hoje, no Acre, inicia esse movimento histórico para o Brasil”, declarou.
O fórum vai encerrar no próximo sexta-feira, 7, e terá vários painéis temáticos com as pautas socioambientais dirigidos por diversas lideranças indígenas do Acre e Brasil.
O evento conta com a participação representantes de 35 terras indígenas, do Ministério dos Povos Indígenas, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Fundação Nacional do Índio (Funai), Programa REM, governo do Reino Unido e Alemanha, banco alemão KFW, secretários de Estado, deputados estaduais e outras autoridades.