Redação Planeta Amazônia
O Governo de Roraima firmou, no último sábado (8), um protocolo de intenções com o Instituto de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Amazônia (Idasam) durante o encerramento da Expoferr Show 2025. O acordo tem como objetivo fortalecer a cooperação técnica e científica e ampliar projetos voltados à captação de recursos e investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D) no Estado.
A assinatura ocorreu nas instalações do Sebrae-RR, espaço dedicado à inovação e sustentabilidade dentro da feira, com a presença do governador Antonio Denarium, do presidente do Idasam, Saulo Araújo, do secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro, e de representantes do setor produtivo.
O protocolo prevê a possibilidade de instalação de uma sede do Idasam em Roraima, além do desenvolvimento de projetos estratégicos voltados à bioeconomia, sustentabilidade e inovação tecnológica, áreas consideradas essenciais para o avanço do agronegócio e do desenvolvimento regional.
Segundo o governador Antonio Denarium, a parceria reforça o compromisso do Estado com o avanço científico. “Criamos a Faperr, fortalecemos parcerias com universidades e agora ampliamos essa rede para captar mais recursos e transformar conhecimento em soluções reais. Nosso compromisso é continuar investindo em tecnologia, sustentabilidade e nas pessoas”, destacou.

O presidente do Idasam, Saulo Araújo, ressaltou que a instituição já atua em diversas regiões da Amazônia e agora pretende fortalecer sua presença em Roraima. “Com esta parceria, poderemos aplicar recursos e conhecimento técnico dentro do ecossistema do Estado, fomentando novos projetos e consolidando o trabalho conjunto com o Governo”, afirmou.
Para o secretário Márcio Grangeiro, o acordo representa um marco para o desenvolvimento tecnológico local. “Essa parceria vai nos ajudar a captar mais recursos e aprimorar o processo de ciência e inovação. O Idasam será um aliado fundamental nesse avanço”, disse.
Durante o evento, o governador Antonio Denarium foi homenageado por instituições do agronegócio, como o Sistema Faerr/Senar, OCB/Sescoop, Sebrae-RR, Aprosoja e Coopercarne, em reconhecimento à sua gestão voltada ao desenvolvimento econômico e social do Estado.
O presidente da Faerr/Senar, Sílvio Silvestre de Carvalho, destacou o crescimento do setor agropecuário desde 2019. “Saímos de 800 mil cabeças de gado para mais de 1,3 milhão e ampliamos a área de soja plantada de 145 mil para 181 mil hectares. A agricultura foi valorizada e o cooperativismo fortalecido”, afirmou.
Expoferr Show 2025
Realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, a Expoferr Show 2025, considerada a maior feira agropecuária do Norte do Brasil, aconteceu no Parque Dandãezinho, em Boa Vista. Nesta edição, o evento contou com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e reuniu mais de 600 mil visitantes, com apresentações de artistas como Taty Girl, Murilo Huff, Natanzinho Lima, Manu Bahtidão, João Gomes, Zé Felipe, Pablo e Forró Anjo Azul.

