Redação Planeta Amazônia
Um sonho negligenciado por décadas, a ponte Frei Paolino Baldassari, em Sena Madureira, que integra o Primeiro e Segundo Distrito da cidade, finalmente saiu do papel. Iniciada há 22 meses, a construção foi entregue, nessa terça-feira, 19, concretizando o anseio da população sena-madureirense.
A obra representa um marco significativo do município, e foi executada pelo Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e da empresa privada, Cidade.
“Meus pais moram aqui no ramal há 70 anos, numa comunidade que há décadas vinha sendo ilhada, e hoje, graças a Deus, e ao governador Gladson Cameli, alcançamos essa conquista, que não tem preço”, relatou Gerbson Santana, morador do ramal Mário Lobão.
O trajeto entre Primeiro e Segundo Distrito era feito via terrestre, pela BR-364, ou por catraia, atravessando o rio, e agora, com a nova construção, o caminho entre os distritos é interligado por 12 metros de ponte.
“Isso aqui é compromisso em mudar a vida das pessoas. O trabalho conjunto entre Estado, prefeitura e a Assembleia Legislativa foi o que tornou a realização desse sonho da população possível. Agradeço também a nossa vice-governadora Mailza Assis, que tem desempenhado um trabalho importante no Estado”, afirmou o governador Gladson Cameli.
O investimento para essa obra histórica foi de R$ 36 milhões, provenientes de recursos próprios do Estado, em que R$ 20 milhões foram destinados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) para esse investimento.
“Nossos esforços agora vão se direcionar para a próxima grande obra no município, o hospital João Câncio Fernandes. Nosso objetivo é entregar o quanto antes, essa construção tão importante para a população sena-madureirense”, continuou o governante.
Mais de 2.500 pessoas vão ser beneficiadas com a ponte sobre o Rio Iaco, que vai facilitar o ir e vir no dia a dia.
“O governo é um grande parceiro, e dar o direito de ir e vir ao povo é uma dádiva. A partir de agora, o desenvolvimento de Sena Madureira, com certeza, vai crescer muito mais”, disse, emocionado, o prefeito do município, Mazinho Serafim.
Na ocasião, foi assinada também a ordem de serviço da pavimentação asfáltica e dispositivo de drenagem do Ramal do Adolar, com implementação de ciclovia. Os recursos são provenientes de emendas do senador Márcio Bittar.
A nova ponte foi entregue em menos de dois anos após o início da obra. Durante o empenho, cerca de 90% da mão de obra utilizada na construção foi realizada por moradores do município.
Ponte Frei Paolino Baldassari
A ponte sobre o Rio Iaco que liga os dois distritos do município leva o nome do servo da Ordem de Maria, Paolino Baldassari que durante décadas contribuiu, como pároco da igreja católica, para avanços sociais e espirituais na cidade.
Nascido em Bologna, na Itália, Paolino Baldassari dedicou mais de 40 anos de sua vida à cidade de Sena Madureira.
Dedicado à causa social, o frei contribuiu para a comunidade sena-madureirense, durante viagens missionárias no interior do município, por meio da medicina da floresta, a qual aprendeu com os povos tradicionais amazônicos, e também com missas, as “desobrigas”, missões religiosas e do seu compromisso clerical com a população da cidade.