Governo do Amapá e franceses se reúnem para tratativas da COP 30 e Festival dos Povos Indígenas

Redação Planeta Amazônia

O Governo do Amapá participou, na segunda-feira (29), de uma reunião com representantes franceses, em Awala-Yalimapo, município da Guiana Francesa, para apresentação da temporada Brasil/França na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025, e do Festival dos Povos Indígenas, em Macapá.

O encontro deliberou a cooperação de segurança, cultura, educação, economia, saúde e meio ambiente, além da organização entre as populações indígenas dos dois lados da fronteira para participar dos eventos.

O Amapá foi representado na reunião pela secretária Extraordinária dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Sepi), Sônia Jeanjacque, que definiu junto com a vice-prefeita de Awala-Yalimapo, Tiffanie Hariwanari, os três eixos de cooperação entre os países, bem como definiu dois momentos para a temporada Brasil/França, entre abril a setembro e agosto a dezembro de 2025.

“A reunião e a continuidade dela é muito importante para as colaborações bilaterais atuais e futuras, tendo em vista que para a população indígena não há fronteiras, pois os povos que habitam o Amapá, também habitam a região da Guiana Francesa”, destacou a secretária.

Foram levantadas ações que serão feitas pelos dois lados da fronteira para fortalecer a cooperação em diversas frentes de desenvolvimento/foto: Cristiane Mareco_GEA

O primeiro eixo colaborativo abordou questões ambientais, como o desenvolvimento de projetos direcionados a mudanças climáticas, mata, água, oceanos, entre outros. O segundo eixo tratou sobre a democracia e a relação Brasil-França.

Enquanto o terceiro foi ligado à diversidade dos povos indígenas e afro descendentes, que envolveu a discussão de projetos entre os dois países, para fortalecer a parceria cultural, ambiental e econômica.

A secretária de Cultura da Guiana Francesa, Celine Delaval, explicou que já existem projetos na Câmara Municipal de Awala-Yalimapo, apresentado por artistas e a sociedade guianense para responder aos apelos de projetos da França no Brasil no próximo ano.

“É necessário saber quantas pessoas irão participar da COP30, porque é preciso organizar com antecedência toda a logística”, pontuou Celine.

A vice-prefeita de Awala-Yalimapo ressaltou que a reunião foi expositiva, para apresentar todos os preparativos para o ano Brasil/França e que serão necessários mais encontros para demais deliberações entre ambos os países.

COP 30

Desde que o Brasil foi anunciado como sede da COP30 de 2025, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que será em Belém, o Governo do Amapá tem integrado debates pelo país sobre os temas que serão tratados no encontro mundial.

O estado foi confirmado como subsede do evento, que reúne países para discutir as mudanças climáticas. Os países que participam desse tratado se encontram anualmente com o objetivo de avaliar como estão indo seus esforços para combater o aquecimento global causado pelas atividades humanas e buscar medidas que ajudem a combatê-lo.

Festas povos indígenas

Os festivais de cultura indígena no Brasil representam uma importante oportunidade para valorizar e preservar a arte e tradição dos povos originários. Além de promover o intercâmbio cultural, esses eventos contribuem para a conscientização sobre a diversidade étnica e cultural do país.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas