Redação Planeta Amazônia
O Governo do Amapá continua monitorando a elevação do Rio Jari na região Sul do estado. Nessa segunda-feira, 8, mais uma equipe da Defesa Civil foi deslocada para o Vale do Jari, para dar suporte à população em caso de possíveis enchentes.
O envio dos profissionais faz parte do trabalho preventivo, pois no último registro na tarde dessa segunda, a medição da régua do nível do Rio Jari em Laranjal atingiu 2,12 metros, o que colocou o município em estado de emergência. Pela manhã, chegou a atingir 2,16 metros, o maior índice registrado nos últimos dias.
O coordenador da Defesa Civil do Amapá (Cedec), coronel Alexandre Veríssimo, explicou que uma equipe já estava na região. Agora com mais esse reforço, uma ficará em Laranjal e a outra, em Vitória do Jari.
“Com o nível do Rio Jari subindo e devido a vazão continuar alta, estávamos preparados para este fim de semana para a emergência em Laranjal do Jari, o que de fato aconteceu. É importante ressaltar que não há casas inundadas em nenhuma das duas cidades”, informou o coordenador.
Em Vitória do Jari, a última marcação divulgada foi de 3,24 metros, o que deixa a cidade dentro da escala de alerta, que estipula a marca de 3,38 metros como parâmetro mínimo para a condição.
Veríssimo acrescentou que com o monitoramento constante e pelas condições climáticas, todos os órgãos envolvidos estavam cientes sobre as previsões das marcações dos últimos dias.
Trabalhos de planejamento
Desde o dia 25 de abril uma equipe da Defesa Civil do estado está instalada na região trabalhando no planejamento de estratégias para oferecer a melhor e mais rápida resolutividades de amparo aos moradores da região Sul do Amapá, caso sejam atingidos pelas águas do Rio Jari.
Todo o trabalho é realizado em parceria com as prefeituras das duas cidades, através das instituições municipais de Defesa Civil. “Neste primeiro momento os órgãos municipais estão agindo e a situação está sob controle. Estamos com nossas equipes para ajudar a coordenar os trabalhos”, explicou Veríssimo.
Assistência à população
O Governo do Amapá mantém o Comitê de Respostas Rápidas para agilizar o suporte à população em situações de desastres naturais. O comitê faz parte do Plano de Ação Integrada para Enfrentamento a Desastres e atualmente monitora o cenário de aumento do nível do Rio Jari.
A Secretaria de Estado da Assistência Social adianta que existe um planejamento, com a participação de outros órgãos do estado, sobre o cenário das cidades do Vale do Jari e, que caso seja acionada pela Cedec, técnicos da secretaria estão de prontidão para levar a ajuda necessária aos moradores da região.