Governo do Amapá envia técnicos e extensionistas rurais para capacitação sobre colheita e fermentação de amêndoas, no Pará

Redação Planeta Amazônia

O Governo do Amapá enviou servidores, incluindo técnicos e extensionistas rurais da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ao estado do Pará para participarem do curso de capacitação sobre colheita, fermentação, secagem, embalagem e estocagem de amêndoas de cacau. O curso ocorrerá de 1º a 5 de julho, no município de Medicilândia, na unidade da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac/PA).

O objetivo é continuar a capacitar o corpo técnico para atuar nas ações voltadas ao Programa Amapá Cacau. Em 2021, durante os estudos e formatações do programa, essa mesma equipe recebeu treinamento sobre plantio, cultivo e poda do cacau. Agora, com o período de colheita, os técnicos retornam para receber as últimas habilitações deste ciclo de plantio.

Luís Cabral destacou a importância do intercâmbio de conhecimentos com profissionais do Pará/foto: Weverton Façanha_GEA

As designações visam à implantação e ao estímulo da cadeia cacaueira no Amapá. Essa atividade faz parte de uma cooperação técnica entre a gestão estadual amapaense e a Ceplac/PA.

“Esse treinamento é fundamental para o nosso conhecimento e vai garantir que possamos atender os nossos produtores que estão no programa. Já estamos realizando as primeiras colheitas e necessitamos desta habilitação. Nada melhor do que receber esses treinamentos com profissionais renomados no Pará, que é o estado com a maior produção de cacau do país”, destacou o extensionista e coordenador do Amapá Cacau, Luís Cabral.

Curso

O curso terá a duração de 40 horas/aula em cinco dias, com atividades que incluem visitas a propriedades produtoras de cacau, fábricas de chocolate industriais e artesanais, cooperativas, além de avaliações teóricas.  

O curso terá duração de cinco dias, com atividades envolvendo visitas em propriedades produtoras de cacau e avaliações/foto: Weverton Façanha_GEA

Amapá Cacau

O programa tem como objetivo incentivar e inserir a cadeia cacaueira no estado, garantindo ao produtor familiar uma nova fonte de renda e estimulando a inovação na produtividade de derivados do cacau.

O projeto cacaueiro concentra-se, inicialmente, na região centro-oeste, envolvendo os municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Ferreira Gomes.

Parceria com o Pará

O estado do Pará é, atualmente, o maior produtor de cacau do Brasil, responsável por mais da metade da produção nacional. Em 2020, o Pará produziu mais de 144 mil toneladas, o equivalente a 52% da produção do país.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas