Redação Planeta Amazônia
Para fortalecer o turismo, a economia e proporcionar uma experiência diferenciada aos visitantes em um dos principais pontos turísticos do estado, o Governo do Amapá iniciou de revitalização do Monumento do Marco Zero do Equador. Nessa primeira etapa da obra, os serviços se concentram na retirada de estruturas comprometidas pelo tempo e nas definições de novas áreas que integram o projeto que vai modernizar o lugar para receber o público.
A obra, no valor de R$ 6,6 milhões, resultado de uma emenda do senador Davi Alcolumbre, está sendo coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), que com uma equipe de aproximadamente 15 profissionais de diferentes categorias, realiza as atividades iniciais, seguindo o cronograma previsto para ser concluído em oito meses.
As frentes de trabalho já organizaram o canteiro de obras e a colocação do tapume de isolamento de toda área do monumento, onde já houve a distribuição dos materiais que serão usados nas ações iniciais. O local vai receber melhorias estruturais, adequação às normas de segurança e acessibilidade na revitalização sem perder a identidade e as características originais.
“Vai ser uma reforma completa, com diversas intervenções para deixar o ponto turístico em plena área urbana da cidade, ainda mais bonito e em condições adequadas de receber o público. A proposta é modernizar com elementos como piso estrelado, fonte iluminada e muitas outras inovações, mas sem perder a essência das formas tradicionais do espaço”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.
Os serviços estão concentrados na limpeza, na retirada de resíduos e de algumas edificações para que o ambiente seja contemplado com novas execuções conforme o projeto, que prevê a revitalização geral, preservando a história e o valor cultural do Marco Zero do Equador.
Monumento Marco Zero do Equador
Inaugurado em 1987, o Marco Zero do Equador é um obelisco de 30 metros de altura e um dos ícones mais conhecidos do Amapá. Localizado na linha imaginária do Equador, o monumento tem grande importância histórica e geográfica. Um dos momentos mais esperados pelos turistas é o experimento de tentar equilibrar um ovo na linha do Equador, o que se tornou uma curiosidade e atrativo especial para quem visita o local.
Em 2024, o Marco Zero recebeu aproximadamente 11 mil visitantes, sendo 1.184 estrangeiros de 17 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, França, Índia e Israel e com a modernização o ambiente terá condições de ampliar a capacidade de recebimento de pessoas e de realização de eventos culturais, científicos e turísticos que costumam atrair um grande público para o local. A iniciativa gera oportunidades de desenvolvimento e ajuda a difundir o potencial turístico amapaense para quem vive no estado e em outras cidades e países.