Redação Planeta Amazônia
O grupo de dança indígena “Kaxiri na Kuia”, liderado pela multiartista Elisângela Oliveira, do povo Apurinã, realizará uma turnê pela Europa entre setembro e outubro de 2025. A iniciativa faz parte do projeto contemplado pelo edital de Dança da Política Nacional Aldir Blanc, em parceria com a Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC) e o Ministério da Cultura (MinC).
A primeira oficina será promovida no Festival da Cultura Brasileira, em Gmünd, na Áustria, sob organização de Verônica Shell. A segunda acontece em Veneza, Itália, no evento organizado pelo coletivo Tucum Itália com apoio do Consulado do Brasil. A turnê se encerra com uma apresentação especial na abertura do evento “La Moda dell’Amazzonia”, no Fortepark.
“Fundamos o grupo em 2015, no bairro Parque das Tribos, em Manaus, como forma de honrar nossos saberes ancestrais por meio da arte”, conta Elisângela. O coletivo é composto exclusivamente por mulheres indígenas e se destaca por preservar rituais e danças tradicionais dos povos Apurinã, Baré, Kokama e Kulina.

Como parte dos preparativos, foram realizados ensaios fotográficos e videográficos em locais icônicos da capital amazonense, como o Teatro Amazonas e a Praça São Sebastião, além de registros na própria comunidade Parque das Tribos.
Em novembro de 2025, o grupo promoverá o primeiro Festival de Dança Indígena “Kaxiri na Kuia”, sediado na Comunidade Parque das Tribos. As inscrições para coletivos indígenas interessados estarão abertas de 10 a 30 de setembro, através do Instagram @kaxirinakuia ou pelo e-mail kaxirinakuia@gmail.com.