Redação Planeta Amazônia
Após o lançamento das obras do primeiro Hub de Inovação, na segunda-feira (14), o Governo do Amapá avança com o cronograma dos trabalhos para transformar a área do antigo Macapá Hotel em um espaço inovador de suporte para empresas de tecnologia. Os serviços iniciaram pela limpeza das áreas externa e interna e pela remoção do telhado, que já foi feita em mais de 70% do prédio.
As atividades seguem um planejamento elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), responsável pela obra. Nesses quatro dias, as frentes de trabalho atuam em ritmo acelerado para preparar o ambiente para a revitalização de todo o complexo. Essa etapa deve ser concluída em aproximadamente, 10 dias.
“Essa parte inicial inclui a remoção de estruturas comprometidas pelo tempo e de entulhos, assim como as intervenções na cobertura, é o que a gente chama de preparação para as atuações específicas. A partir disso, a gente começa a abrir frente para fazer uma intervenção maior com base no modelo do projeto que vai ser aplicado aqui no Hub”, destacou o arquiteto responsável técnico pela obra, Adriângelo Abreu.
O telhado será substituído por estrutura metálica e telhas de barro, mantendo a originalidade da edificação. A próxima fase será a estruturação dos novos ambientes contemplados, com o começo do levantamento de paredes, readequação de forros e estruturas antigas de climatização.
A obra contempla a manutenção de algumas janelas que serão restauradas para manter os traços da arquitetura original, e a construção de outras áreas para integrar o local de acordo com a nova destinação.
Hub de Inovação
Integrando inovação, tecnologia e turismo, o espaço será totalmente requalificado e contará com coworking, laboratórios, salas de reunião, auditórios e outras acomodações, proporcionando a criação de um ambiente ideal para desenvolver atividades como capacitações, eventos de ideação, pitch day e mentorias, elevando a competitividade dos negócios no Amapá.
Com previsão de entrega para 2025, o Hub de Inovação faz parte do complexo turístico criado pelo Governo do Estado na orla da cidade, que inicia na Escola de Artes Cândido Portinari e passa por prédios importantes que também estão em processo de restauro e revitalização, como a Rádio Difusora, a Residência Oficial e a Fortaleza de São José de Macapá, finalizando no Trapiche Santa Inês.