A mostra fotográfica Aurora Nubilosa, do repórter fotográfico Diego Gurgel, revela imagens aéreas nos primeiros momentos de raios solares na floresta amazônica. As fotos foram feitas durante vários anos de sobrevoos para fotografar os Geoglifos da Amazônia. As missões aéreas vêm sendo realizadas com o paleontólogo e pesquisador Alceu Ranzi, desde o ano de 2009.
“A peculiaridade das imagens é justamente mostrar a beleza da mata envolta em neblina e atingida pelos raios da aurora dourada formando atmosferas vistas por poucos pois este fenômeno fica evidente apenas a uma determinada altitude, relativamente baixa, e somente na primeira hora do amanhecer”, explica Diego.
Diego explicou que Aurora (amanhecer) Nubilosa (com neblina), “é um fenômeno que deveria ser instituído exatamente com este nome, como ocorreu com as auroras boreais, uma vez que os fatores climáticos sazonais e particulares da região amazônica causam uma atmosfera mística, que traz paz e reflexão sobre a grandiosidade do universo, sobretudo sobre a riqueza de nossas matas. É um patrimônio natural”, garante.
.O projeto conta com a impressão de 20 imagens tamanho 30x40cm (dimensões A3) que terá evento de abertura no dia 8 de julho, sexta feira às 8h, no hall de entrada da Seplag (Secretaria de Planejamento do Estado do Acre), e posteriormente estará disponível para ser apresentada em outras instituições de maneira itinerante (Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado do Acre.
A mostra é uma ação independente com o apoio cultural da FEM, AAPA (Associação dos Artistas Plásticos do Acre) Seplag (Secretaria de Planejamento do Estado do Acre)
Sobre o autor
A jornalista Juliene Ferreira Silva traçou o perfil do Repórter Fotográfico Diego Gurgel, que segundo ela, nasceu com o dom e a sensibilidade de eternizar momentos por meio da fotografia.
Ainda na faculdade de publicidade se identificou com esta habilidade e desde então se dedica de corpo e alma a arte. O “Gurgel” é um ser que não suporta mesmices, rotinas, que gosta de aventuras, da floresta, do místico, e com a sua profissão pode vivenciar e realizar sonhos.
Os geoglifos vieram como um presente para a sua vida profissional e pessoal, pois ele se identifica com a história dos seus antepassados, gosta de estudar sobre o tema, e, não teria outra pessoa que conseguiria capturar essas imagens com mais perfeição e amor.
Mesmo sendo um trabalho árduo, arriscado, com muitos percalços e aventuras, mas o orgulho de ver a arte, a beleza, as histórias e os desenhos que ele traz, após cada trabalho, faz tudo valer à pena. Essas imagens emocionam e traz paz. É como se estivéssemos flutuando juntamente com as nuvens e os raios dourados, que enfeitam a floresta.
Serviço:
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA AURORA NUBILOSA
Por Diego Gurgel
ONDE?
Hall de entrada da Seplag
QUANDO?
Dia 8 de julho, sexta-feira, às 8h