Redação Planeta Amazônia
O governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), em parceria com o Via Verde Shopping, em Rio Branco, realizou na manhã desta quinta-feira, 15, a entrega e inauguração do Espaço Cultural da Calma, um projeto interativo e multidisciplinar voltado para atender crianças com o transtorno do espectro autista (TEA) e afins. O espaço ficará aberto para a população de terça a domingo, das 15 às 21 horas.
O evento contou com a presença do governador Gladson Cameli, destacando seu compromisso e respeito com as crianças acreanas. O Espaço Cultural da Calma foi concebido com o objetivo de proporcionar acolhimento especializado durante momentos de desregulação sensorial ou emocional.
Durante seu discurso, o governador ressaltou a importância de dar todas as oportunidades de integração e inclusão às crianças autistas, reconhecendo a necessidade de lidar com o transtorno, que afeta milhares de famílias. O compromisso do governo em proporcionar bem-estar e educação de qualidade para essas crianças foi reforçado.
Gladson Cameli expressou sua gratidão ao presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kinpara, pela iniciativa de criar um espaço acessível a todas as crianças. O governador também agradeceu à direção do Via Verde Shopping pela parceria na realização desse projeto inclusivo.
“É com grande alegria que celebramos a inauguração do Espaço Cultural da Calma. Atenção e amor às crianças acreanas sempre foram prioridade em meu governo. Este projeto inovador reflete nosso compromisso com a inclusão e o cuidado especial às crianças autistas. Agradeço à Fundação Elias Mansour e ao Via Verde Shopping por essa parceria exemplar. Vamos continuar buscando meios para proporcionar um Acre mais justo e igualitário, onde nossas crianças tenham todas as oportunidades de integração. Que Deus nos abençoe e guie nossos passos”, afirmou o governador.
Com um investimento total de R$30 mil para a adaptação, o Espaço Cultural da Calma representa um avanço significativo diante do crescimento da população com TEA no Acre. Autoridades das secretarias de Estado da Assistência Social, Direitos Humanos (SEASDH), da Mulher (Semulher), de Educação (SEE) e da Saúde (Sesacre), com a comunidade em geral, participaram do evento. Na parceria com o Via Verde Shopping, a FEM é isenta do pagamento do aluguel, de água e energia, em contrato de comodato.
“O objetivo é servir a população. Essa é a orientação do nosso governador. O espaço que vai permitir que pessoas, que muitas vezes não são respeitadas, não são vistas ou valorizadas, sejam incluídas. Esse é o nosso trabalho. A cultura é inclusiva, a educação é inclusiva, a saúde precisa ser inclusiva. E é isso que nós estamos fazendo aqui hoje. Um local de muita movimentação, onde nós estamos atendendo, respeitando os autistas no nosso estado”, afirmou o presidente da FEM, Minoru Kinpara.
Sentimento de inclusão
Kadu de Sá, de 8 anos, diagnosticado com TEA e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), participou do evento. A mãe, Andressa de Sá, conta que todo o acompanhamento ao longo dos anos para identificação dos transtornos no filho foi uma trajetória árdua, mas hoje comemora os resultados dos tratamentos e o avanço na inclusão para as crianças.
“O Kadu faz, graças a Deus, todas as terapias, e isso tem feito com que ele evolua, tenha mais interação, mais socialização. Eu acho que um espaço desse só significa a palavra inclusão, que é o mais importante. Inclusão não é só tipo assim ‘ah, eu vou chamar ele pra uma festinha de aniversário’ não. Esse vai ser um ambiente de fato para que ele possa se realizar e estar perto de todos”, avalia Andressa.
O Espaço Cultural da Calma é um marco no governo de Gladson Cameli, reforçando o compromisso de priorizar as crianças e buscar meios para ajudar aquelas que necessitam de cuidados e atenção diferenciados. O evento foi marcado por emoção e esperança, consolidando o Acre como referência em iniciativas inclusivas e acolhedoras para as crianças com TEA.