Indígenas do Amapá e da Guiana Francesa participam de intercâmbio em preparação para a 12° Noite de Sanpula

Redação Planeta Amazônia

Indígenas amapaenses da aldeia São José, que residem às margens do rio Oiapoque, participam de um intercâmbio na Guiana Francesa, no período de 24 a 30 de julho. A delegação do Amapá também integrará a 12° Noite de Sanpula, festividade que celebra a união dos povos tradicionais das regiões indígenas.

Organizado em uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), Prefeitura de Awala-Yalimapo e a Associação Na’na Kali’na, o encontro tem o objetivo de proporcionar aos indígenas um fortalecimento histórico e cultural, com troca de experiências, visto que os povos que hoje habitam em terras brasileiras são descendentes das comunidades guianenses, que se deslocaram para Oiapoque há cerca de 70 anos e residem até hoje às margens do rio.

Nos próximos dias, a delegação indígena amapaense participa de visitas institucionais e reuniões técnicas com lideranças comunitárias indígenas/foto: Ag. Notícias do Amapá

A estadia e a troca de costumes e histórias entre os indígenas na Guiana Francesa fortalece as comunidades e proporciona conhecimento cultural, de acordo com a secretária Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Sônia Jeanjacque.

“Esse é um momento importante de conquistas onde é possível conhecer as aldeias culturais e os desejos indígenas de cada aldeia. Vamos conhecer, aprender e ensinar”, destacou a secretária.

No primeiro dia de programação, a comitiva conheceu as aldeias indígenas Guianenses Kuwano e Awala-Yalimapo. No momento de confraternização, os indígenas brasileiros foram recepcionados com um almoço oferecido pelos indígenas guianenses Kuwano, no município de Kourou, que apresentaram peças artesanais confeccionadas pelos mesmos.

A estadia e a troca de costumes e histórias entre os indígenas na Guiana Francesa fortalece as comunidades e proporciona conhecimento cultural/foto: Ag. Notícias do Amapá

Para o cacique da aldeia São José, Miguel Jeanjacque, o momento é desejado há muitos anos por todos e resgata o orgulho e o pertencimento da comunidade. “Estou feliz em participar desse momento, esse é o primeiro dia e as expectativas são muitas. Uma sensação que jamais será esquecida, algo que será contado com orgulho”, celebrou o cacique Jeanjaque.

O vice cacique de Kuwano, Michel Boy, destacou que o evento é um marco na história para as aldeias, por ser a primeira vez que os povos separados pela fronteira se unem. “Estamos muito alegres em viver esse encontro, é muito gratificante encontrar pessoas que fazem parte de nossas vidas. Todos são bem vindos”, celebrou Boy.

O vice cacique de Kuwano, Michel Boy, destacou que o evento é um marco na história para as aldeias/foto: Ag. Notícias do Amapá

Nos próximos dias, a delegação indígena amapaense participa de visitas institucionais e reuniões técnicas com lideranças comunitárias indígenas. Na sexta-feira, 26, a equipe participa da abertura da 12ª Noite de Sanpula.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas