Inpa realiza lives do projeto Rede Amazônica de Tecnologia Social nesta sexta-feira

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) abre a temporada 2023 de Lives do projeto Rede Amazônica de Tecnologia Social nesta sexta-feira (03/02), às 9h, com transmissão pelo canal no YouTube/InpadaAmazonia.

A primeira edição do ano vai tratar do tema “Agroecologia como Ferramenta de Desenvolvimento Social” – Ações da Rede Maniva de Agroecologia Movimento Social do Amazonas (Rema).

A palestrante convidada é a gestora ambiental e mestre em agronomia, Marina Reia, que atua desde 2014 no Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e na Rema. A consultora trabalha com o apoio à agroecologia, organização social e certificação orgânica participativa. A mediação da Live ficará a cargo da coordenadora do projeto e titular da Coordenação de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez.

Segundo Reia, o foco da apresentação será a relação dos processos de assistências técnicas e extensão rural de cunho agroecológico, que permitem a agregação de valor nas cadeias e suas biodiversidades junto à agricultura familiar. Também será explicado sobre o acesso, utilização e informações sobre como a rede consegue alcançar uma parte significativa das comunidades do interior. 

“A ferramenta de certificação orgânica participativa se tornou de extrema importância, pois a partir da concessão e da realização deste processo foram contempladas quase 200 famílias de agricultores, indígenas e povos tradicionais em inúmeros municípios do Amazonas”, destaca a gestora ambiental.

Processos de assistências técnicas e extensão rural de cunho agroecológico, produção de cacau. Foto: ASCOM / Inpa

A Rede Maniva de Agroecologia é um movimento social no Amazonas que une agricultores e cerca de 30 instituições, incluindo organizações da sociedade civil, órgãos do poder público, movimentos sociais, associações e cooperativas de base, buscando oferecer aos produtores alternativas de baixo custo e com maior envolvimento social no acesso à produção orgânica no estado. A ampla atuação no estado trouxe importantes avanços para este setor.

Inscrições

Os inscritos com efetiva participação receberão Declaração de Participação de 3 horas. Para se inscrever, clique aqui.

Projeto

Financiado pelo CNPq, o Projeto Rede Amazônica de Tecnologia Social busca fortalecer o sistema de inovação e desenvolvimento de tecnologias sociais na região amazônica. Foi iniciado em janeiro de 2021 com previsão de término em 2023. Uma das principais ações do projeto é a disseminação e popularização do conhecimento e iniciativas que fortaleçam o campo da tecnologia social e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.  Outra ação de destaque é a implantação e revitalização de unidades demonstrativas de tecnologia social do Inpa.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas