Redação Planeta Amazonia
Trazer à tona a pauta de sustentabilidade na Amazônia é tão necessário como as leis ambientais, sendo elas formas de conter o desmatamento e, consequentemente, as mudanças climáticas. Diante disso, com um tema tão pertinente para a geopolítica do estado do Acre e preservação das matas nos dias atuais foi lançado na terça-feira, 14, o livro “Sociedade de Consumo e Sustentabilidade: Desafios contemporâneos”.
A obra reúne 15 artigos que debatem o paradigma baseado na convergência entre economia e socioecologia. A publicação procura discutir o problema dentro da sociedade e propõe soluções para aprimorar a qualidade de vida, evitando a exploração irresponsável dos recursos naturais e os descasos com a desigualdade social tudo com embasamentos teóricos que podem conscientizar e auxiliar na resolução de questões práticas sobre a sustentabilidade.

Capa do livro “Sociedade de Consumo e Sustentabilidade: Desafios contemporâneos”. Foto: cedida
Um dos aurores do livro, o procurador do Estado do Acre e professor de direito do Centro Universitário U:verse, Pedro Augusto França de Macedo, destaca que a obra é de grande importância para a localização geopolítica do estado. “Estando o Acre inserido na região da Amazônia, a preocupação com a sustentabilidade ganha ainda mais relevância. Tanto pelo aspecto ambiental, da necessária preservação da floresta, quanto por questões sociais e econômicas que historicamente carecem de maior atenção na região”, disse Macedo.
O professor coloca também que o livro foi escrito majoritariamente por autores que vivenciaram a situação local do Acre, e mais do que isso, conhecem a importância de onde ele está inserido.
O livro tem 27 autores, dentre os doutorandos, professores convidados e a organizadora da obra, Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza. Ela é Doutora e mestre em “Derecho ambiental y de la sostenibilidad”, pela Universidade de Alicante, em San Vicente del Raspeig, na província de Valência, Espanha, além de ser professora permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (PPCJ), nos cursos de Doutorado e Mestrado e na graduação no curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
O lançamento do livro aconteceu no Teatro da U:verse, em Rio Branco, Acre, nessa terça-feira, 14 de fevereiro.