Redação Planeta Amazônia
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva (Rede) e o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco, convidaram o ex-secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal e consultor sênior de política e direito socioambiental do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), André Lima, para assumir a Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial do MMA, criada no início de janeiro.
O advogado ambientalista assume a pasta com o desafio de enfrentar o desmatamento na Amazônia, que em 2022 registrou 10.573 km² de área derrubada entre janeiro e dezembro, maior destruição nos últimos 15 anos, segundo dados do Imazon.
Apesar do anúncio nas redes sociais, o nome de André Lima ainda não foi oficializado no Diário Oficial da União como pertencente à pasta, mas sua posse está prevista para acontecer até o dia 10 de fevereiro. Até a sua posse, Lima declarou que está “conversando e colaborando com o Secretário Executivo, com a Ministra e também com servidores sobre as prioridades, montando a equipe, reunindo e estudando os dados de desmatamento em todos os biomas”, disse.
A secretaria que será comandada pelo advogado ambientalista vai ser responsável pelo Departamento de Ordenamento Ambiental Territorial e pelo Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Queimadas, que será chefiado pelo professor de gestão ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Raoni Rajão.
Quem é o novo secretário de desmatamento
André Lima é advogado formado em direito há 27 anos pela Universidade de São Paulo, Mestre em Gestão e Política Ambiental pela Universidade de Brasília, empreendedor Socioambiental, Ex-Secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, atual Coordenador do Projeto #RADAR Clima & Sustentabilidade do IDS e Painel Parlamento Socioambiental, Colunista do Portal Congresso em Foco. Desde 2020 é Pesquisador Sênior Associado ao Imaflora.
Nascido em Araraquara no Estado de São Paulo, em 9 de dezembro de 1971, é pai de duas filhas, Mayara (18 anos) e Ana Clara (12) e casado com Mariana Valente (há 24 anos).
Na infância, estudou em escola pública durante todo primeiro grau (da 1ª a 8ª série) no “Alfredão”, (E.E.P.G. Alfredo Bresser) de 1979 a 1986. Fez o “Colegial” no Colégio Objetivo de Pinheiros. Passou no vestibular em 1989 para a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), também conhecida como Faculdade do Largo de São Francisco, a Sanfran, onde seu pai (José Geraldo de Lima) também se formou no início da década de 70.