Redação Planeta Amazônia
Mato Grosso possui um rebanho bovino de 31,6 milhões de cabeças, distribuídas em cerca de 106 mil estabelecimentos rurais, segundo dados da campanha de atualização do estoque de rebanho realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). As informações foram coletadas entre novembro e o início de dezembro.
Com esse quantitativo, o estado segue na liderança nacional em número de bovinos, à frente do Pará, que ocupa a segunda colocação com 25,5 milhões de cabeças. Os municípios de Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Juara concentram os maiores rebanhos bovinos do estado, somando juntos mais de 3,3 milhões de animais. Na sequência aparecem Colniza, Juína, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nova Bandeirantes, Porto Esperidião e Aripuanã.
Em comparação com a primeira etapa da campanha, realizada em maio, quando o estado registrava 32,1 milhões de bovinos, foi identificada uma redução de aproximadamente 500 mil animais. De acordo com o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, João Marcelo Brandini Néspoli, a diminuição está relacionada principalmente ao aumento no número de abates, com destaque para o crescimento do abate de fêmeas.
A campanha de atualização do estoque de rebanho é realizada duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro, e substituiu a vacinação contra a febre aftosa. A iniciativa orienta o planejamento das ações de defesa sanitária animal do Governo do Estado, contribuindo para a manutenção da certificação sanitária do rebanho e para a competitividade do setor nos mercados internacionais.
Suínos
Os dados da campanha também apontam que Mato Grosso possui 1,4 milhão de suínos em criações tecnificadas, distribuídos em 101 estabelecimentos rurais, concentrados em 22 municípios. Tapurah, Nova Mutum, Vera, Sorriso e Lucas do Rio Verde lideram a produção de suínos comerciais no estado.
Aves
Na avicultura comercial, Mato Grosso registra um total de 37,1 milhões de aves. A produção é concentrada principalmente na criação de galinhas para produção de ovos e frangos de corte, além de 334 mil codornas. Ao todo, 61 municípios reúnem 342 estabelecimentos rurais voltados à criação de aves. Nova Mutum, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso e Lucas do Rio Verde concentram o maior número de aves comerciais.

