Redação Planeta Amazônia
Belém vai ganhar Pontos de Informação Turística (PITs) em locais estratégicos para atender os mais de 40 mil visitantes esperados durante a COP30, em novembro. Os espaços oferecerão informações bilíngues sobre atrativos culturais, gastronômicos e de ecoturismo, além de orientações sobre saúde, segurança e transportes.
O anúncio foi feito nessa quinta-feira (2) pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante a inauguração do Parque Linear da Nova Doca, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O protocolo que viabiliza os PITs envolve o Ministério do Turismo, a Secretaria Extraordinária da COP30, a Embratur, o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém.

Para Sabino, os novos pontos de atendimento reforçam o papel da COP30 como marco para o turismo amazônico. “Os PITs vão mostrar ao mundo o potencial do Pará e do Brasil, com acolhimento, informação e sustentabilidade, fortalecendo o legado da COP da Amazônia”, afirmou.
O presidente Lula destacou a importância da conferência para a projeção internacional do país. “Nós vamos virar motivo de orgulho para o mundo a partir dessa COP. Quando os governos municipal, estadual e federal trabalham juntos, ninguém segura. Queremos ser exemplo mundial de defesa do clima”, disse.

As estruturas serão instaladas em locais de grande circulação, como o Aeroporto Internacional de Belém, a Estação das Docas, os arredores da Basílica de Nazaré e nas zonas Verde e Azul da COP30. Além de atendimento presencial, haverá totens digitais, estandes temáticos e distribuição de materiais sustentáveis.
Segundo o Ministério do Turismo, a rede de PITs será fundamental para o acolhimento dos visitantes e permanecerá como legado para o turismo da capital paraense, consolidando Belém como destino estratégico de ecoturismo e turismo cultural.