Redação Planeta Amazônia
A ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniram nessa terça-feira (7) para debater soluções ao financiamento de práticas de produção agropecuária de baixa emissão de carbono dentro do Plano Safra.
Em nota, o ministro falou da visita. “Recebi a ministra Marina Silva para que possamos trabalhar juntos na determinação do presidente Lula para que o Plano Safra seja a base do fortalecimento da agricultura de baixo carbono”, disse.
Também em nota, a ministra do Meio Ambiente disse que o Plano Safra pode alavancar a agricultura sustentável. “O presidente Lula quer muito que a gente utilize os recursos do Plano Safra para que ele ajude nessa transição, levando a agricultura brasileira a fazer com que a gente seja ao mesmo tempo uma potência ambiental e uma potência agrícola”, disse Marina.
Plano Safra

O Plano Safra foi criado para apoiar a produção agropecuária nacional, destinando todos os anos recursos para custeio e investimento no setor. São diversos programas de modernização, inovação e sustentabilidade, sempre priorizando os pequenos e médios produtores rurais.
Na safra 2022/2023, serão disponibilizados mais de R$ 340 bilhões. O valor reflete um aumento de 36% em relação ao Plano anterior. O incentivo a técnicas sustentáveis de produção agropecuária continua sendo uma das prioridades do Plano Safra neste ano.