Redação Planeta Amazônia
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu, nesta quarta-feira (2), representantes da Missão Comercial Peru-Brasil, promovida pelo governo do Peru por meio da Promperú, comissão responsável por fomentar exportações e o turismo. Com atividades programadas na capital amazonense até sexta-feira (4), o grupo busca estreitar relações comerciais e logísticas entre os dois países, com destaque para o Porto de Chancay como elo estratégico entre América do Sul e Ásia.
Durante reunião realizada na sede da Suframa, a vice-ministra de Comércio Exterior do Peru, Teresa Mera Gómez, ressaltou o interesse em conhecer o modelo da Zona Franca de Manaus, que poderá servir como referência para a implementação de Zonas Econômicas Especiais no país andino. “Estamos muito satisfeitos em ver e aprender com a gestão feita aqui. A experiência da Suframa será de grande utilidade para nosso trabalho”, declarou.

A missão inclui empresários peruanos dos setores de construção civil, alimentos e vestuário de algodão, além de operadores logísticos e autoridades de comércio exterior. Na sexta-feira, a programação prevê nova visita à Suframa com foco em conhecer as operações da Zona Franca e discutir possíveis parcerias comerciais.
O superintendente da autarquia, Bosco Saraiva, destacou que a visita da comitiva reafirma a atratividade internacional da Zona Franca de Manaus como modelo sustentável de desenvolvimento regional.

Também participaram do encontro o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Suframa, Arthur Lisboa; a ministra Maria Deize Camilo Jorge, chefe do Erenor (Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Região Norte); além de autoridades diplomáticas do Peru, como Jorge Jallo, Silvia Gamboa e Claudia Lapeyre.