Redação Planeta Amazônia
Uma ação inédita no Brasil, numa parceria entre o Ministério Público Estadual- MPE, por meio da Promotoria da Vara de Execuções Penais do Acre e a Prefeitura de Rio Branco, que oportuniza atendimentos odontológicos aos reeducandos dos presídios da capital acreana, tem recebido elogios no contexto nacional pelos serviços humanizados às pessoas em privação de liberdade.
Na manhã desta terça feira(2), teve início a segunda edição do programa. O promotor de justiça do Ministério Público, Tales Tranin, falou que apesar da demanda reprimida para atendimentos de odontologia, os objetivos estão sendo alcançados. De acordo com ele, na primeira edição do programa, mais de 750 reeducandos foram atendidos. A previsão é de que nesta segunda etapa, cerca de 800 reeducandos sejam beneficiados com a ação.
O reeducando E.L, que encontra-se sob a custódia do estado há 10 anos, no Francisco de Oliveira Conde, diz que em todo esse tempo, é a primeira vez que uma ação odontológica presta serviços no complexo prisional.
Outro reeducando da unidade prisional, A.C de Oliveira, diz que, além do atendimento em odontologia, todos os pacientes já recebem a medicação necessária para cada pós procedimento.
Para o cirurgião dentista da secretaria municipal de saúde de Rio Branco, Fábio Bermuda, realizar atendimento em saúde bucal, mesmo para um público privado de liberdade, segundo ele, é um sentimento de satisfação e também de humanidade.
As cinco vans odontológicas da prefeitura da capital, irão permanecer nos atendimentos aos presídios até a próxima semana.