Redação Planeta Amazônia
Com foco no desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), apoia famílias agroextrativistas da Rede Jalapão de Produtos Artesanais na coleta do jatobá. A iniciativa, que teve início neste mês de outubro, busca impulsionar a produção e comercialização da farinha extraída do fruto dessa árvore encontrada no Cerrado.
A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, destacou que o apoio oferecido às famílias agroextrativistas abrange desde a fase inicial de coleta do jatobá até as etapas de produção e comercialização. “Estamos ao lado das comunidades em todo o processo, desde a coleta — com o apoio essencial dos brigadistas — até o suporte necessário para transformar o fruto do jatobá em uma farinha de alta qualidade, pronta para ser comercializada”, afirmou ao acrescentar que, além do jatobá, a APA apoia a coleta de outros importantes frutos do Cerrado como o puçá, o baru, a mangaba e o buriti, que ocorre entre os meses de outubro e dezembro.
Rejane Nunes ressaltou que, ao concluir o processo de coleta, que deve ocorrer até o final da próxima semana, os frutos serão centralizados na comunidade Fazenda Nova, na propriedade do seu Ze Meninim, onde ocorrerá o processo de quebra e produção da farinha do jatobá. “Esse será um momento muito importante para nós, pois envolverá toda a comunidade em um trabalho colaborativo que tem grande importância para o desenvolvimento das comunidades”, frisou.
A farinha do jatobá, além de ser um produto de grande importância econômica para as famílias, contribui para a preservação da cultura e do modo de vida agroextrativista no Jalapão, região reconhecida por sua rica biodiversidade e paisagens exuberantes. A comercialização do produto fortalece a economia local, promovendo o desenvolvimento sustentável e gerando renda para as comunidades envolvidas.
O Naturatins, por meio da APA do Jalapão, tem buscado fomentar práticas que aliam conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico. “Nosso objetivo é garantir que essas famílias possam continuar com suas práticas tradicionais de maneira sustentável, respeitando o meio ambiente e fortalecendo a economia local”, concluiu a supervisora.
Rede Jalapão
A Rede Jalapão de Produtos Artesanais é composta por famílias agroextrativistas da APA do Jalapão, por instituições parceiras e colaboradores, nos quais os interesses são voltados para a conservação do Cerrado e para a busca de alternativas de melhoria da qualidade de vida dos moradores rurais.
No decorrer de todos os meses do ano são desenvolvidas iniciativas junto com as comunidades locais, sob os princípios da cooperação, geração de renda, manejo integrado do fogo, gestão comunitária, segurança alimentar, uso sustentável dos recursos naturais com vistas no aproveitamento sustentável e conservação do bioma Cerrado.