A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) vai iniciar a implementação do Centro de Equoterapia para atender aproximadamente 40 alunos nessa fase inicial do projeto. A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial.
A iniciativa será possível com o investimento da prefeitura de Rio Branco, que por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), entregou na sexta-feira (15), o Termo de Colaboração com recurso de aproximadamente R$ 199 mil, que vem do Fortalecimento das Ações do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Maria do Carmo, presidente da APAE municipal, comemora a chegada do recurso, pois agora uma atividade extra pode ser realizada com os alunos da associação. “Um recurso que esperávamos há muito tempo, e agora vamos atender aproximadamente 40 alunos na terapia. Será maravilhoso para nós e aos alunos, obrigada”, agradece.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA, Sarah Farhart, enfatiza a importância da implantação do recurso na associação. “Nos sentimos honrados e muito felizes com a liberação. Agora a APAE vai conseguir desenvolver essa atividade de equoterapia, que é uma atividade nova e vai agregar com as já desenvolvidas”, explica.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marfisa Galvão, esteve na entrega do termo e parabenizou toda a equipe da associação pelo trabalho realizado com os alunos. “Tenho uma admiração e um carinho muito grande por todos os trabalhos que são desenvolvidos aqui. Parabéns a toda a equipe técnica, percebemos como eles são bem cuidados e felizes aqui”, afirma.
Marfisa também agradeceu a equipe da SASDH, e enfatiza que “estamos aqui no serviço público para servir as pessoas da melhor forma possível, e contem com a gente para o que precisarem”.
“Essa parceria que a prefeitura está fazendo com a gente é de extrema importância para a manutenção das atividades da APAE. A gente agradece ao prefeito Bocalom e a secretária Marfisa, que sempre esteve junto e acompanhou todo o processo”, finaliza Cecília Lima, presidente da Federação Estadual das APAEs no Acre.