No Tocantins, expedição ecológica movimenta Goianorte com ações de preservação ambiental

Redação Planeta Amazônia

Conscientização e envolvimento da comunidade com a questões ambientais, preservação do Rio Bananal e toda a bacia hidrográfica. Esses foram os principais pilares da 14ª edição da Expedição Ecológica Amigos do Rio Bananal, realizada no município de Goianorte, no Tocantins. A largada ocorreu no último sábado, 10, com cerca de 50 barcos e 250 expedicionários, e encerrou nessa terça-feira, 13, depois de 170 km navegados até o distrito de Porto Franco, no município de Couto Magalhães, nas margens do Rio Araguaia.

Expedição Ecológica Amigos do Rio Bananal é realizada anualmente no período de Carnaval/foto:Adilvan Nogueira_Governo do Tocantins

A expedição, promovida pela Prefeitura de Goianorte, com o apoio do Governo do Tocantins, faz parte do calendário de eventos do Estado e ocorre anualmente no período do Carnaval. A iniciativa se tornou tradição no Tocantins e reúne pessoas de toda a região, comprometidas com a questão ambiental e preservação dos recursos hídricos. No caso em questão, o rio Bananal e toda a sua bacia hidrográfica tem grande importância ambiental, social e econômica do Vale do Araguaia.

Soltura de alevinos marcou o início da expedição/foto: Adilvan Nogueira_Governo do Tocantins

A concentração foi realizada no Bosque Municipal Sebastião Farias Leite, com a presença de prefeitos da região e outras autoridades, que saíram em carreata pela cidade e em seguida os barqueiros seguiram o trajeto pelo rio Bananal. Antes da partida dos expedicionários, foram soltos 5,6 mil alevinos das espécies Caranha, Tambaqui, Piabanha, Matrinxã e Tambatinga. Também foram plantadas as primeiras mudas no trajeto da expedição.

Calendário de eventos

A expedição foi inserida no calendário de eventos do Tocantins, por meio da Lei nº 4.202, de julho de 2023, propositura do deputado estadual Luciano Oliveira, um dos apoiadores do evento. “Sempre participei e incentivei esse evento, por entender o alcance ambiental, por isso apresentei a propositura, que se tornou lei ao ser sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa”, pontuou. 

A prefeita de Goianorte, Maria de Jesus Oliveira, definiu a ação como de suma importância para a preservação dos rios, matas ciliares e entende que a causa não é apenas uma questão ambiental, mas uma necessidade para o desenvolvimento econômico e social, garantindo recursos naturais sustentáveis e promovendo o bem-estar das comunidades locais. “Essa questão ambiental sempre nos preocupou e a ação tem produzido frutos. As primeiras mudas plantadas hoje já servem de abrigo para os navegantes. Então, é uma diversão com forte apelo ambiental, que já conta com muitos multiplicadores”, explicou a prefeita.

Primeira expedição

A expedição teve sua primeira edição em 2009 e foi idealizada por quatro amigos, segundo explicou Luiz Carlos Rodrigues, um dos idealizadores e atual secretário da Agricultura de Goianorte. “Trocamos ideias para a gente fazer essa descida para educar os ribeirinhos, fazer a preservação das margens do rio e a coleta do lixo. Iniciamos com uma canoa e hoje você vê que a ideia tomou essa dimensão. Então é gratificante perceber que hoje não coletamos a mesma quantidade de lixo em virtude do trabalho de conscientização”, ressaltou.

O secretário de Meio Ambiente de Goianorte e um dos coordenadores e participantes da expedição, Geraldo Odir Barbosa, que há anos está engajado no projeto como voluntário, revelou que as iniciativas constituem um exemplo para o Estado, pelos resultados das ações. “É um trabalho muito bonito, recolhemos lixo do leito do rio e plantamos mais 5 mil mudas de plantas nativas no trajeto percorrido.  O resultado prático de todas as ações que já foram desenvolvidas foi a recuperação de muitas áreas degradadas no leito do rio”, frisou o secretário.

Balanço

Os expedicionários chegaram ao distrito de Porto Franco nessa terça-feira, 13, onde foram recebidos pelo prefeito de Couto Magalhães, Júlio César, e populares. “O movimento cresce a cada ano e mobiliza prefeitos e líderes das cidades do Vale do Araguaia”, enfatizou o prefeito Júlio César. 

Expedição encerrou nessa terça-feira, 13, depois de 170 km navegados até o distrito de Porto Franco, no município de Couto Magalhães/foto:Adilvan Nogueira_Governo do Tocantins

O prefeito de Juarina, Manoel Ferreira, um dos expedicionários desta edição, agradeceu a oportunidade e elogiou a iniciativa. “Essa expedição tem um alcance muito grande, porque incentiva a preservação do meio ambiente. Muito bom dá a nossa contribuição”, pontuou.

“Esse evento foi importante para toda a região aqui do médio Araguaia. Ainda recolhemos muito lixo nas margens do Rio Bananal, mas é gratificante perceber que nestes 14 anos é perceptível a transformação no trajeto que foi reflorestado. Hoje a realidade é bem diferente e investir no meio ambiente é garantir o futuro das próximas gerações”, concluiu o deputado Luciano Oliveira.

Economia

De acordo com o Censo de 2022, o município de Goianorte conta com 4.738 pessoas e tem sua economia baseada na agricultura, pecuária e mineração. Destaque para a produção de grãos, principalmente a soja, e conta com uma bacia leiteira bastante desenvolvida.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas