Redação Planeta Amazônia
A posse dos 154 profissionais de saúde aprovados no último processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi na manhã dessa segunda-feira (3). O contrato é por seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. Os novos servidores irão preencher a demanda do município nas unidades de saúde, tanto na zona urbana quanto na zona rural.
Os novos profissionais foram divididos em 24 áreas de especialidades: agentes de endemias, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgião dentista, educador social, entre outros cargos. Os contratos devem gerar aos cofres da prefeitura um impacto financeiro de quase R$ 6 milhões (R$ 5.953.297,54), fruto de recurso próprio.

O prefeito Tião Bocalom disse que com os novos profissionais será possível desenvolver uma saúde pública mais preventiva na capital. “Agora a gente quer fazer o serviço que a população merece. Nós precisamos ter uma saúde de prevenção e que ela realmente consiga chegar à população, na casa das pessoas.”
A secretária de Saúde, Sheila Andrade, afirmou que os profissionais começarão a atender nas unidades de saúde a partir desta semana.
“A atenção básica, dentro do município de Rio Branco, vai ter uma mudança, qualidade e trazer mais dignidade para a população. É isso que o nosso prefeito quer”, disse.
O Prefeito Tião Bocalom aproveitou para anunciar a chegada de mais 32 médicos do Programa Mais Médicos. “Nós precisamos cuidar bem da população, esse é o nosso objetivo. Fora isso, ainda tem os 32 médicos do (Programa) Mais Médicos. Eu tenho certeza absoluta que agora a nossa saúde vai estar do jeito que eu sempre quis”, enfatizou.