Ila Verus
Dona Maria de Nazaré da Silva Oliveira, ( qual idade), que mora na comunidade São Salvador, distante três horas de barco do município de Mâncio Lima, extremo Oeste do estado do Acre. Ela conta que ficava dois a três dias no escuro, porque o pequeno gerador era apenas para a geladeira que tinha e não aguentava outro equipamento. “Agora com essa nova energia elétrica eu quero ter ventilador, tanquinho de lavar roupa”, comemorou dona Maria.
Dona Maia foi uma das moradoras da zona rural de Mâncio lima que teve sua residência comtemplada com a chegada da energia solar. Os painéis fotovoltaicos instalados irão fornecer energia durante 24 horas por dia.
Beneficiaria do Programa Mais Luz na Amazônia, na comunidade São Salvador. Foto: Asscom Energisa
O programa Mais Luz para a Amazônia mudou a vida de centenas de família de regiões remotas da região. A comunidade São Salvador foi comtemplada com investimento de R$ 55,2 milhões. A iniciativa do governo federal proporcionou mais de 1.300 novas ligações de energia solar, em lugares de difícil acesso.
A energia solar, é uma fonte alternativa, renovável e sustentável, que vai funcionar 24 horas por dia, promovendo desenvolvimento e melhorias para os moradores dos estados amazônicos.
A alternativa vai possibilitar energia as famílias que, em muitos dos casos, nunca tiveram energia elétrica, devido à grande distância de suas localidades e os altos preços das energias alternativas. Mas em outros casos, o programa vai substituir o uso de geradores, sustentados a diesel ou gasolina, mas a alternativa encontrada pelos moradores da Amazônia não funciona o dia todo, apenas algumas horas do dia, sendo dessa forma, um dos principais meios encontradas por esses lugares de difícil acesso.
O presidente e diretor da Energisa no Acre, José Adriano Mendes Silva explica a importância da implantação da energia nesses locais. “Por meio da geração de energia solar estamos contribuindo com a melhoria da qualidade de vida de milhares de acreanos”, afirma o presidente da Energisa.
Mais Luz para Amazônia, através da Energisa fornece aos moradores toda a instalação elétrica dentro da residência, lâmpadas de LED para compor toda a iluminação das casas e interruptores. Além de a parte elétrica de dentro de casa, são fornecidos aos beneficiários um Kit com todas as instruções necessárias para o uso adequado de energia, e dessa forma garantindo o funcionamento da energia.
Foto: Asscom Energisa
Mesmo diante das dificuldades de clima e acesso aos locais, o programa que leva luz para lugares da Amazônia Legal, seguiu um ritmo acelerado, e assim todos os pedidos de luz em 2022, já foram atendidos.
A Energisa é uma empresa de energia que está presente no Acre desde 2018, e desse modo, desenvolve programas sociais que possibilitam energia elétricas a todos do estado, e o programa Mais Luz na Amazonia é uma dessas alternativas de levar luz até as comunidades mais difíceis, o projeto foi lançado em fevereiro de 2020, tendo o objetivo de levar anergia limpa e sustentável das regiões mais remotas da Amazônia Legal, que compõem os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Tocantins e Maranhão.