A prefeitura de Rio Branco, por meio da coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), vem ampliando a cada ano, o número de comunidades que recebem, nesta época do ano, água tratada. A Operação Estiagem alcançará 18 comunidades que sofrem com a falta de água, neste período que os poços das comunidades secam, e o nível dos açudes e do rio Acre está baixo. Na comunidade do Panorama mais de 600 famílias serão beneficiadas.
Segundo os moradores, a maior dificuldade começa a partir do mês de julho em diante, pois a maioria das pessoas usam poços e nesta época praticamente todos secam. A moradora Monique Juliana relata que mesmo com dois poços no terreno, quando chega essa época eles secam. “A gente saber o dia da semana que vai vir a água é bom, pois podemos ficar aguardando para poder fazer nossas coisas”.
Auristene Vasconcelos, também é morador e está com uma das caixas d’água fornecidas pela prefeitura instalada no seu quintal. Ele enaltece o trabalho que a gestão vem realizando naquela comunidade.“O trabalho da prefeitura tem sido muito importante, pois vai beneficiar não só a gente aqui do bairro. Só temos a agradecer a gestão”.
O presidente da associação de moradores Armando dos Santos, ressaltou o trabalho sério que o prefeito Tião Bocalom vem realizando desde o ano passado.“Após a vinda do Tião Bocalom, graças a Deus, quando assumiu a prefeitura, ele nos prometeu mandar água, até então eu não acreditava, mas aí ele cumpriu a palavra dele e a partir do ano passado ele mandou que fossem abastecidas as 17 caixas com água, duas vezes por semana”.
O coordenador Municipal de Defesa Civil, tenente coronel Cláudio Falcão, disse que essa é uma das ações da defesa civil mais importantes e serão distribuídos, aproximadamente, 15 milhões de litros de água de julho a dezembro deste ano.“Concluímos a colocação de caixas, não apenas no Bairro Panorama, mas em 17 comunidades.
Nós vamos continuar atendendo durante todo esse período seco e, dizendo ainda, que esta é uma das ações mais importantes de socorro que a prefeitura realiza em diversas comunidades, totalizando entre 2 e 3 mil famílias. Ao todo quase 13 mil pessoas”. Falcão disse ainda que na Comunidade do Panorama são atendidas mais de 600 famílias e, através do presidente Armando, que faz essa ligação entre a defesa civil e prefeitura e os moradores, continuarão atendendo durante todo esse período seco.