Operação Estiagem da prefeitura de Rio Branco leva ajuda às famílias afetadas pela seca na zona rural da capital

Redação Planeta Amazônia

A Operação Estiagem da prefeitura de Rio Branco, tem sido um alento às mais de 10 mil famílias afetadas pela seca severa que já castiga, pelos menos, 31 comunidades na zona rural da capital do Acre. De segunda a sábado, a prefeitura vem usando carros-pipas para levar água potável até os lugares onde as pessoas mais precisam.

Na manhã desta sexta-feira (2), por exemplo, 16 caminhões-pipas percorreram os ramais da estrada transacreana, levando o líquido precioso. Dona Francisca da Silva, de 75 anos, mora no ramal do Barro Alto e lamenta que todos os anos nessa época do ano, até os poços e cacimbas ficam sem água e a única alternativa, não fosse a ajuda da prefeitura, seria beber água imprópria para o consumo que retira de um buraco próximo da casa dela.

” No verão falta muita água. A ajuda da prefeitura está sendo muito boa pra mim. Vem deixar terça e sexta. Eu sou sozinha, a água dá pra mim passar. Para mim está tudo bem graças a Deus”, afirma a moradora.

Carros-pipas levam água a moradores da zona rural de Rio Branco/foto: Assecom

Selma Vicente, que reside na comunidade Manoel Marques, agradece a ajuda da prefeitura. Ela conta que no verão amazônico, os poços e cacimbas secam e a única alternativa são os carros-pipas que abastecem as famílias da região. “ Eles colocam duas vezes por semana, então não tem como faltar. Aí para mim nunca faltou não, depois que eles vêm e abastecem”.

José Glacio destaca a importância das ações para levar água até as comunidades atingidas pela estiagem/foto: Assecom

O comandante da Defesa Civil, José Glacio, que coordena a Operação Estiagem da prefeitura de Rio Branco, diz que essa ajuda do município levando água potável a quem tanto precisa é fundamental, tendo em vista que nos meses de estiagem a seca castiga não só a região da transacreana, mas outras localidade como o Panorama, Quixadá, Adalto Frota, Jarbas Passarinho, Belo Jardim e outras áreas que não são abastecidas pelo Serviço de distribuição de água do SAERB.

“A operação estiagem é onde a Defesa Civil, através da prefeitura, faz abastecimento com água potável nos locais, na zona rural. Nós contamos com cerca de 14 caminhões de 6 mil a 20 mil litros de água abastecendo diariamente as comunidades da zona rural”.

O comandante explicou também que a prefeitura de Rio Branco estará adquirindo nos próximos dias, mais 40 caixas de armazenamento de água para atender outras comunidades se for preciso e o verão se prolongar por mais tempo esse ano.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas