Redação Planeta Amazônia
Desde a baixa das águas dos igarapés e do rio Acre, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), trabalha em todos os bairros afetados. Na manhã dessa terça-feira (18), uma equipe esteva a todo vapor no bairro Quinze.
Segundo o encarregado, Carlos Beiruth, de todos os locais por onde sua equipe já passou, ele considera esse um desafio e acredita que até o fim da Operação, serão carregadas mais de 100 carradas de entulhos só neste bairro. “São muitas carradas de entulho no bairro Quinze, ontem apenas em uma rua tiramos em torno de 15 carradas, incluindo caçamba truck”, disse.
Para Marfisa Barros, moradora há mais de 40 anos do bairro, a atuação da prefeitura tem sido muito importante neste momento em que as famílias estão retornando para seu lar. Ela disse que por pouco a água não entrou em sua casa, mas que o susto foi grande. “Eu chorei ao ver as pessoas sofrendo com suas casas alagadas, perdendo tudo, algumas ainda vieram para a minha casa. E agora, graças a Deus, essa limpeza maravilhosa”, declarou.
Outra equipe também esteva atuando no Cidade Nova com a raspagem e coleta da lama que tomou conta de várias ruas, como é o caso da Beira Rio. Segundo o encarregado Edilson Magalhães, tem sido coletadas mais de 18 carradas de entulhos, lama e galhos em todas as ruas desse bairro.
“Nós estamos recolhendo os entulhos e a lama aqui na rua, não estamos só na Beira Rio como também em todas as ruas do bairro Cidade Nova. Há morador que ainda não voltou para casa porque ainda tem muita lama nas ruas, estamos recolhendo para que possam voltar para casa”, explicou.
Chuva e enchentes
O mês de março foi de muita chuva, transbordamento de igarapés e cheia não só na capital do Acre, como também em cidades do interior do estado. Várias ações articuladas pelo governo do estado e prefeitura ajudaram as famílias atingidas pela cheia. Campanhas e mobilizações foram realizadas para arrecadar donativos aos desabrigados e desalojados pelas inundações. O governo federal também ajudou com recursos e envio de medicamentos.