Palmas, a capital do Tocantins, completa 35 anos nesta segunda-feira(20)

Redação Planeta Amazônia

Filho do primeiro prefeito da Capital do Tocantins, Fenelon Barbosa, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, parabeniza Palmas por seus 35 anos, completados nesta segunda-feira, 20. Sendo a mais nova capital do País, a cidade hoje é referência entre as demais. O Governo do Tocantins, em razão disso, celebra a data e reforça o compromisso com o seu desenvolvimento ao ser um importante parceiro com investimentos liberados nos mais variados segmentos, como: saúde, educação, segurança, entre outros.

“A história de Palmas se mistura e entrelaça com a do Tocantins. Parabenizar e comemorar o aniversário da Capital, é também entender o quanto essa cidade foi e é importante para o nosso Estado. Por isso acreditamos que todo investimento feito em Palmas, garantirá melhor qualidade de vida não só para os palmenses, mas para todos os tocantinenses”, disse o governador Wanderlei Barbosa, ao desejar a Palmas um feliz aniversário.

Governador Wanderlei Barbosa parabeniza Palmas pelos 35 anos, destacando o desenvolvimento da cidade/foto: Márcio Vieira_Governo do Tocantins

A Capital do Tocantins  integra a Região Turística Serras e Lago. Sua população é formada por gente de todos os cantos do País. Em seu centro está localizada a Praça dos Girassóis que, além de ser uma das maiores da América Latina, e ser um famoso ponto de prática de atividades físicas, também é onde estão importantes secretarias do Governo do Tocantins, bem como a sede dos demais poderes, com a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça do Estado.

Palmas completa 35 anos,nesta segunda-feira, 20/foto: Adilvan Nogueira_Governo do Tocantins

O Projeto de Lei do executivo estadual que solicitou a criação do município de Palmas foi aprovado no dia 19 de julho de 1989, pela Assembléia Estadual Constituinte do Tocantins. Contudo, a Lei foi sancionada somente no dia 1º de agosto do mesmo ano, quando o então governador Siqueira Campos, confirmou a transferência da capital de Miracema do Tocantins para Palmas.

Porém, foi somente em 1º de janeiro de 1990, que Palmas assumiu sua função de capital do Tocantins. Com isso, os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor da nova cidade. O primeiro prefeito do município foi Fenelon Barbosa Sales, pai do atual chefe do Executivo estadual, Wanderlei Barbosa.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas