Redação Planeta Amazônia
Na sessão desta quarta-feira, 30, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), o deputado Gilberto Lira (União Brasil) fez um relato pessoal de uma viagem frustrada ao município de Santa Rosa do Purus, que acabou servindo de alerta sobre as dificuldades enfrentadas por moradores da região devido à falta de infraestrutura de transporte.
O parlamentar contou que foi convidado pelo prefeito da cidade e designado pelo presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, para representá-lo na agenda, mas enfrentou problemas durante o trajeto e não conseguiu concluir a viagem. “Chegamos até a metade do caminho, mas o barco apresentou defeito. Isso nos fez refletir sobre a importância da estrada planejada para a região”, destacou.
Segundo o deputado, a precariedade no transporte é uma realidade diária para centenas de famílias. Ele narrou que, após o imprevisto com a embarcação, teve de fazer um trajeto de quase 11 horas em uma pequena canoa.
“Hoje temos a possibilidade de viajar em barcos confortáveis ou de avião, mas quem vive na zona rural não tem essa opção. É um sofrimento diário”, afirmou, ao reforçar a importância da liberação de recursos por parte dos governos estadual e federal para a construção da estrada que liga Santa Rosa a outras localidades, especialmente no período do verão amazônico.
Avanços no Hospital João Câncio
Ainda durante sua fala, Gilberto Lira comemorou os avanços nas obras do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira. Ele relatou uma conversa recente com o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, que informou que o anexo da unidade hospitalar já está concluído e que a Sesacre iniciou a mudança de equipamentos para o local. A previsão, segundo o parlamentar, é que a nova ala de enfermaria seja inaugurada ainda no mês de maio.
“É uma luta antiga, e fico feliz em ver esse progresso. Sempre cobramos, mas entendemos as dificuldades. O governador Gladson Cameli tem se empenhado para entregar essa unidade em condições adequadas para os profissionais e para a população”, disse.
Lira ainda informou que a licitação da parte administrativa do hospital foi finalmente homologada e que, junto à entrega da nova ala de leitos, deve ser assinada a ordem de serviço para a conclusão do restante da obra. “É um ganho imensurável para a comunidade de Sena Madureira, que por muito tempo sofreu com a estrutura precária do hospital”, finalizou.