Parlamento Amazônico debate desafios e oportunidade para a Região

Redação Planeta Amazônia

Na última quinta-feira (18), a 3ª Reunião Ampliada de 2025 do Parlamento Amazônico, realizada na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), reuniu parlamentares de diversos estados da região para discutir soluções estratégicas para os desafios enfrentados pela Amazônia. O evento, que destacou a importância da união entre diferentes visões políticas, foi marcado por discursos focados na necessidade de fortalecer políticas públicas para a região.

O governador do Amapá, Clécio Luís, enfatizou que os problemas enfrentados pelos estados amazônicos são comuns e exigem ações conjuntas. “É essencial tratarmos das pautas que realmente impactam a população. Devemos criar consensos que promovam avanços concretos para a Amazônia e para o Brasil”, destacou.

Governador Clécio Luís durante a 3ª Reunião ampliada do Parlamento Amazônico/ foto: Maksuel Martins_GEA

Em apoio ao discurso de Clécio, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, reafirmou o compromisso do Legislativo com as questões essenciais da Amazônia e do país. O governador ressaltou a importância de um diálogo aberto sobre os desafios e as riquezas da região, ressaltando que o “mosaico de visões plurais sobre a Amazônia cria força e dá voz ao deputado estadual, ampliando o alcance de suas ações”.

A reunião também foi marcada pela participação do presidente do Parlamento Amazônico, Laerte Gomes, que apontou a relevância do encontro para destacar as necessidades da região. Ele mencionou a falta de investimentos em infraestrutura, como hidrovias e transporte aéreo, além da regularização fundiária e os desafios em torno da mineração e dos embargos ambientais. “A Amazônia tem um papel essencial na questão ambiental, mas também precisa ser vista como produtora. É preciso equilibrar sustentabilidade e desenvolvimento”, afirmou Gomes.

Parlamentares dos nove estados da Amazônia Legal reunidos no plenário da Alap para discutir integração regional e políticas estratégicas/foto: Dinho Rocha_Agência Grito

O encontro teve como foco a troca de experiências entre os nove estados da Amazônia Legal e a busca por soluções que promovam o desenvolvimento regional e a integração. “O Amapá foi escolhido para sediar o evento por sua representatividade na Amazônia. Estamos levando essas discussões para a COP30, ampliando a voz da nossa região para o Brasil e o mundo”, explicou a deputada estadual Edna Auzier, secretária-geral do Parlamento Amazônico.

Criado em 1999, o Parlamento Amazônico é uma entidade composta por deputados estaduais dos estados da Amazônia Legal, e busca articular pautas comuns relacionadas ao desenvolvimento sustentável, infraestrutura, bioeconomia e direitos dos povos tradicionais. A presidência da entidade é rotativa, reforçando seu caráter democrático e colaborativo.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas