Participantes da GCF Task Force visitam pontos turísticos de Rio Branco e conhecem cultura local

Redação Planeta Amazônia

Para defender com propriedade a rica biodiversidade amazônica, nada como conhecer mais de perto as peculiaridades da cultura da região. Desde terça-feira, 20, participantes da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force) estão vivenciando por meio de city tours em Rio Branco, cidade que é a anfitriã do evento, experiências únicas que apresentam a eles parte da fauna e flora local, além de manifestações culturais e um pouco da história do Estado do Acre.

Os passeios foram promovidos pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e parceiros.

Acompanhados de um guia de turismo, participantes de Belém (PA), do estado do Rio de Janeiro e da Colômbia e México conheceram o Memorial Chico Mendes, que conta parte da história do líder seringueiro, além de ter contato com lendas urbanas e representações de casa de seringueiro, casa de defumação de látex e arquitetura indígena, localizadas no interior do parque.

Pedro Zanetti, que trabalha no Instituto Clima e Sociedade, na capital fluminense, destaca que tem boas expectativas para a GCF e participou do city tour, conhecendo parte da história acreana.

“A equipe mostrou um pouco do Parque Chico Mendes, que é muito bonito. Conhecemos um pouco da Amazônia e da história de luta de Chico Mendes, da seringueira e dos povos da floresta. Foi um dia tranquilo. É gostoso caminhar no parque. Estou animado para boas trocas no evento”, ressaltou.

Pela tarde, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), promoveu um evento com demonstrações de expressões culturais realizadas nos bairros da capital. 

Durante o evento, Ana Carolina Honora, da Future Climate Group, de São Paulo (SP), teve a oportunidade de assistir a apresentações de capoeira e maculelê, além da demonstração da coleta de látex da seringueira, atividade representativa da história do Acre. No espaço, um servidor municipal também realizou uma apresentação, vestido de seringueiro e dublando a música Ao Chico, do artista acreano Tião Natureza.

“Superou muito a minha expectativa. Eu imaginei que encontraria algum tipo de demonstração da cultura do estado, mas foi além, com uma superdedicação para fazer um evento muito lindo, com vários segmentos culturais diferentes. Achei inusitado ver as seringueiras do lado da cidade, pois é bastante diferente de onde eu venho. Fiquei feliz em participar desse momento”, destacou Ana Carolina.

A GCF Task Force acontece em Rio Branco até sexta-feira, 23 de maio.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas