Pescadores de Juruá, no Amazonas, iniciam contagem de pirarucus em sete lagos do município

Redação Planeta Amazônia

Pescadores de Juruá (distante 674 quilômetros de Manaus) se preparam para iniciar, neste mês, a cota experimental do pirarucu em sete lagos do município. Com previsão para acontecer até novembro, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a atividade será possibilitada por meio do Acordo de Pesca de São Sebastião de Tamanicuá, que prevê, por ano, a captura de, no máximo, 30% da espécie nas localidades. 


Conforme a Gerência de Apoio à Pesca e Aquicultura do Idam (Geape), a cota experimental possibilitará a contagem de pirarucu nos lagos Gracy, Ressaca e Teiú, designados como áreas de manutenção; Reis e Joarizal, reservados como área de procriação do pescado; e Tamanicuá, destinado à pesca manejada da espécie. 


“A atividade é resultado de um trabalho iniciado em 2020 e que começa a atender de forma prática os pescadores da região, que atuaram do manejo do pirarucu, de acordo com a legislação ambiental vigentes e de forma sustentável e organizada”, disse a tecnóloga em aquicultura do Idam, Alcimara de Lima.  

O Idam esclarece que a atividade visa contribuir para a pesca do pirarucu de forma ordenada e com foco na preservação da espécie/foto: Divulgação Idam

Alcimara destaca que durante a cota, o Idam prestará toda a assistência necessária aos pescadores, que, inclusive, são assistidos pelo instituto desde o início das “costuras” para o Acordo de Pesca de São Sebastião de Tamanicuá, iniciadas em 2020. “Vale destacar que todo esse processo foi exitoso, uma vez que em 2022, a região já contava como números necessários para a viabilidade do acordo, com a existência de 6.231 pirarucus adultos e 11.387 juvenis ou bodecos. 

O Idam esclarece que a atividade visa contribuir para a pesca do pirarucu de forma ordenada e com foco na preservação da espécie. “Regulamentado pela Secretaria de Estado de Meio ambiente (Sema) e publicado no Diário Oficial do Estado, por meio de instrução normativa, em 9 de maio deste ano, o Acordo de Pesca de São Sebastião de Tamanicuá, esse é o objetivo da atividade, focada no desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável, com trabalhadores devidamente unidos em estruturas organizadas”, finalizou Alcimara.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas