Colômbia proporá fundo internacional para preservação da Amazônia

O presidente da Colômbia, o esquerdista Gustavo Petro, anunciou nesta quinta-feira, 18, que vai pedir aos países ricos e grandes empresas que paguem aos camponeses para cuidar da floresta amazônica e recuperar áreas desmatadas.

Petro, em visita a Leticia (sul), capital do departamento do Amazonas, disse que levará a iniciativa na próxima conferência da ONU sobre o clima, a COP27, que será realizada no Egito em novembro.

“É preciso criar um fundo financeiro de aproximadamente 500 milhões de dólares ao ano, permanentemente por 20 anos, para que as grandes empresas do mundo e os governos mais ricos possam, se realmente quiserem avançar na luta contra as mudanças climáticas, nos financiar através de títulos de carbono ou através de contribuições diretas”, explicou Petro em uma escola indígena.

Com esse dinheiro, o novo governo espera pagar salários mensais a “cem mil famílias amazônicas” que deixem “nascer a floresta onde já foi queimada” ou protegê-la “onde é vulnerável” para “resgatar 21 milhões de hectares” destruídos na sub-região mais rica e densa em biodiversidade do planeta.

Com informações AFP e Folha de Pernambuco

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas