Corpo do jornalista Dom Phillips é cremado no Brasil

jornalista britânico Dom Phillips, assassinado enquanto trabalhava na Amazônia, foi velado neste domingo (26) por familiares e amigos no Brasil, país “que ele amava”.

“Hoje Dom será cremado no país que amava, seu lar escolhido, Brasil”, disse a viúva de Phillips, a brasileira Alessandra Sampaio, chorando após uma cerimônia reservada para amigos e familiares no cemitério Parque da Colina, em Niterói, perto do Rio de Janeiro.

Sian Phillips, irmã do jornalista, disse que Dom “foi assassinado porque tentava contar ao mundo o que estava acontecendo com a floresta amazônica e seus moradores”.”Sua missão contrariava interesses de indivíduos que estão decididos a explorar a Amazônia, sem se importar com o impacto destrutivo de suas atividades ilegais”, completou.

  Dom Phillips, 57 anos, foi morto a tiros no dia 5 de junho junto com o indigenista Bruno Pereira, 41, quando voltavam de uma expedição no Vale do Javari, parte remota da floresta amazônica considerada perigosa pela presença de traficantes de drogas, pesca e extração de ouro ilegais.

Sampaio agradeceu aos indígenas que ajudaram nas buscas, à imprensa e a “todas as pessoas que se solidarizaram com Dom, Bruno” e suas famílias.”Seguiremos atentos a todos os desdobramentos das investigações, exigindo justiça”, afirmou.

“Renovamos nossa luta para que a nossa dor e a da família do Bruno Pereira não se repita, como também as das famílias de outros jornalistas e defensores do meio ambiente, que seguem em risco”, concluiu Sampaio, abraçando os membros de sua família e a de Phillips, vestidos de preto.

O funeral de Pereira foi realizado na sexta-feira passada em seu estado natal Pernambuco, cercado de emocionantes rituais indígenas. Esses povos o consideravam um “irmão” por seu trabalho em defesa de seus territórios.

Apaixonado pela Amazônia -Phillips morava no Brasil há 15 anos. Além de ser um colaborador regular do The Guardian, ele trabalhou para o The New York Times, The Washington Post e o Financial Times. Apaixonado pela Amazônia, sobre a qual escreveu dezenas de reportagens, Phillips esteve na região do Vale do Javari, orientado por Pereira, para trabalhar em um livro sobre conservação ambiental e desenvolvimento local, com apoio da Fundação Alicia Patterson, nos Estados Unidos.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas